O regresso da Mercedes GP
16 Novembro 2009 - José Soares da Costa

Está confirmado! A Mercedes regressa oficialmente como equipa de fábrica à F1, desde o seu título em 1955, com Juan Manuel Fangio. Relembramos que a Mercedes deixou a F1 nesse mesmo ano após o terrível acidente nas 24 Horas de Le Mans, que vitimou inúmeros espectadores.

Desde ai, a marca apenas havia regressado aos Sport Protótipos como equipa oficial, através da Sauber. No que concerne a F1, o seu regresso foi apenas como fornecedor de motores, no longínquo ano de 1993 (também com a Sauber), tendo assumido um carácter semi-oficial com a Mclaren, a partir de 1995. A marca alemã possuia cerca de 40% das acções da Mclaren, que serão vendidas novamente à equipa.

No que concerne a Brawn GP, a Mercedes comprou 75,1% da equipa e mudou o seu nome para Mercedes GP, confirmando assim o seu regresso como equipa de fábrica. Ross Brawn e Nick Fry continuarão a liderar a equipa, desta feita com a companhia de Nobert Haug, responsável pelo sector de competição da Mercedes.

A Brawn GP ficará assim na história da F1 como a única equipa a vencer tudo no seu ano de estreia e único ano de existência…Algo inacreditável até à poucos meses atrás!

No entanto, esta é uma excelente notícia para a F1, que assim vê o regresso em força de um nome emblemático do passado! E nada como rever alguns dos últimos GPs da equipa oficial da Mercedes, no longínquo ano de 1955, com Juan Manuel Fangio e Stirling Moss ao volante dos Flechas de Prata!