Vilariño vence na Falperra
3 Maio 2010 - José Soares da Costa

A Rampa da Falperra regressou ao panorama do automobilismo nacional e trouxe consigo todos os ingredientes de outrora: adrenalina, muito público, bons pilotos e máquinas e…um acidente com feridos. Apesar disto, o saldo da prova foi amplamente positivo, com o espanhol Andrés Vilariño, em Norma M20, a vencer pela 5ª vez a prova organizada pelo CAM.Pedro Salvador foi o melhor português, sendo 2º atrás de Vilariño, sem que tivesse argumentos para discutir a vitória.

António Barros, em BRC, foi o melhor no Grupo CM, enquanto que nos GTs, António Nogueira e o seu espectacular Porsche 911 GT2 foram os vencedores. Relativamente ao Grupo A, o vencedor foi Manuel Ferreira e o seu Mitsubishi Lancer EVO 6,  enquanto que João Fonseca, em Radical,  triunfou no Grupo C3. No que concerne os Históricos, José Pires e o seu Ford Escort venceram nos 81, enquanto que nos 71, o vencedor foi Pedro Fins e o seu Lotus Elan. Nos VSH, António Rodrigues levou o Volvo 240 Turbo (bem conhecido do público…) ao lugar mais alto do pódio.

Passando para o Desafio Único, no FEUP 1 (reservado aos Fiat Uno 45S) os mais rápidos foram Adelino Camelo e Ricardo Rocha. Já no FEUP 2 (reservador aos Fiat Punto 85), os mais rápidos foram Filipe Matias e Nuno Duarte.Finalmente, no Troféu “Fiat em Nós e Acelera”, o vencedor foi Alex Pereira. Relativamente ao Campeonato Espanhol de Montanha, José Lópes e o seu Audi A4 foram os vencedores, enquanto que na Taça,FIA Internacional de Montanha, Pedro Roca em Silver Car foi o mais rápido de todos os participantes.

Como nota final, de referir que o regresso da Falperra foi acarinhado por todos (público, organização, equipas e pilotos), sendo claro entre todos que a prova voltou para ficar. Assim se espera, já em 2011…