Latvala leva a melhor em Gales
17 Setembro 2012 - José Soares da Costa

Depois de um domínio quase completo da Citroen ao longo de 2012, a Ford regressou às vitórias no Rali de Gales pelas mãos de Jari-Matti Latvala. Num rali sempre traiçoeiro, com muitas armadilhas prontas a apanhar qualquer piloto mais distraído, Latvala manteve sempre o ritmo e a precaução necessárias para conseguir suplantar Sebastien Loeb e alcançar a vitória com alguma tranquilidade. Petter Solberg completou o pódio, perdendo a 2ª posição para Loeb na derradeira especial do rali, o Power Stage por apenas…0.9 segundos!

Dominando a prova a seu belo prazer, os Ford Fiesta WRC apresentaram um excelente rendimento em Gales, sendo consistentemente mais rápidos que os Citroen DS3 WRC de Loeb e Hirvonen. Com Mads Ostberg, no primeiro Fiesta privado, a ocupar a 4ª posição no final do rali, na frente do piloto finlandês no Citroen oficial, facilmente se pode comprovar que os carros da marca americana estiveram como “peixe na água” em Gales. Apenas Loeb defendeu a “honra do convento”, sem nunca conseguir suplantar Latvala, que esteve à altura dos acontecimentos e aguentou a pressão imposta pelos seus adversários.

Petter Solberg, que durante grande parte do rali ocupou a 2ª posição, não conseguiu conter o ataque exercido por Sebastien Loeb ao longo do último dia de prova (quando se encontravam separados por cerca de 5 segundos de diferença), o qual culminou com a vitória no Power Stage e ascensão ao 2º lugar na classificação final. Evegny Novikov, Thierry Neuville, Matthew Wilson e Martin Prokop completaram o top-10 da prova gaulesa.

Quanto às contas do Campeonato de Pilotos, Sebastien Loeb continua a liderar com 219 pontos, seguido por Mikko Hirvonen com 158 pontos e Petter Solberg com 119 pontos. No Campeonato de Construtores, a Citroen lidera com 348 pontos, com a Ford a ocupar a 2º posição com 237 pontos. A próxima prova do WRC é o Rali de França, que será realizada durante os dias 4 e 7 de Outubro.