Lewis Hamilton domina em Monza
11 Setembro 2012 - José Soares da Costa

Depois da vitória de Jenson Button em Spa-Francorchamps, a Mclaren voltou a dominar os acontecimentos em Monza, através de Lewis Hamilton. Partindo da pole position, o piloto inglês aproveitou da melhor forma a sua posição e com uma estratégia de corrida sem falhas, chegou na 1ª posição no final da prova. Já a Red Bull teve um dia para esquecer, com Vettel e Webber a desistirem, beneficiando assim Fernando Alonso, que alargou a sua vantagem no campeonato de pilotos graças ao seu 3º lugar final. Sergio Perez foi a surpresa da prova, alcançando o 2º lugar com o Sauber.

No arranque da prova, Jenson Button foi ultrapassado por Felipe Massa, sem que conseguisse acompanhar o andamento de Hamilton. Mesmo após as paragens, o piloto inglês manteve-se na liderança, vendo apenas Sergio Perez aproximar-se no final da prova, quando havia apostado numa estratégia tardia de pneus macios que lhe permitiu ser mais rápido que os seus adversários directos e ultrapassar Massa e Alonso, até à 2ª posição final…a apenas 5 segundos de Hamilton.

http://www.youtube.com/watch?v=oLwL9Oc-Ajs

Fernando Alonso fez uma corrida de recuperação, depois de ter partido da 10ª posição da grelha devido a problemas mecânicos durante a qualificação. Tendo rapidamente ultrapassado Michael Schumacher, Alonso e Vettel protagonizaram alguns dos momentos mais emocionantes da prova, com o espanhol a tentar ultrapassar por fora o piloto da Red Bull na curva Biassono, levando o Ferrari à gravilha numa manobra em tudo semelhante ao que se passou em 2011…mas com os papeis invertidos. Vettel foi penalizado com um drive-through, entregando a posição ao piloto da Ferrari.

Com o pódio a ser ocupado por Hamilton, Perez e Alonso, a 4ª posição ficou entregue a Massa. Kimi Raikkonen foi o melhor dos pilotos da Lotus, na 5ª posição, sendo seguido por Michael Schumacher, o melhor no campo da Mercedes. Nico Rosberg, seu companheiro de equipa, foi 7º classificado, enquanto que Paul di Resta, Kamui Kobayashi e Bruno Senna ficaram no 8º, 9º e 10º lugares respectivamente.

Jenson Button foi um dos pilotos que abandonou a prova, devido a problemas com a pressão de gasolina, na recta de acesso à curva Parabólica. Além do piloto da Mclaren, também Vettel abandonou devido a problemas mecânicos, ao qual rapidamente se juntou Mark Webber, o queal fez um pião à saída da curva Ascari, numa altura em que ocupava a 6ª posição.