Ferrari 312PB: O final de um era
O histórico Ferrari 312PB, equipado com um Flat-12 e estreado pela marca em 1971, marcou o fim de uma era para a Ferrari. Após três épocas de árdua competição, esta viatura de Sport encerrou o capítulo da Endurance para a marca italiana, em 1973. Desde então, a escuderia de Maranello dedicou-se de corpo e alma à Fórmula 1, opção que ainda hoje vigora sob a direcção de Luca di Montezemolo. No entanto, o público anseia pelo regresso da Ferrari a um palco onde foi tão bem sucedida…
Devido às alterações regulamentares e à saída de cena das viaturas de Sport de 5 litros no final de 1971, as viaturas de Sport de 3 litros saltaram para as luzes da ribalta. Para desenvolver uma viatura de competição para esta nova era, a Ferrari entregou os 512M a equipas privadas para a temporada de 1971. Desta forma, utilizaria esse ano para desenvolver e aprender as características da nova máquina, trabalhando também na sua fiabilidade. O novo 312PB contava com um motor flat-12 de 180º, com 3 litros e cerca de 450 cv. O chassis, semi-monocoque em alumínio, derivava directamente do conhecimento obtido na Fórmula 1.
A estreia do 312PB, em 1971, ficou irremediavelmente marcada pelo brutal acidente de Ignazio Giunti nos 1000km de Buenos Aires, que acabaria por vitimar o piloto italiano. O melhor resultado nesta época de estreia seria o 4º lugar, obtido na 4ª prova disputada em Brands Hatch. Em 1972, a marca regressou com um 312PB revisto com 460cv, capaz de lutar pelas vitórias. O resultado deste esforço foi visível logo na 1ª prova da temporada, em Buenos Aires, onde a Ferrari conquistou a vitória. No final da temporada, a marca italiana levou para casa o título de Marcas com os 160 pontos alcançados, batendo os 85 pontos conquistados pela Alfa Romeo.
Em 1973, a Ferrari construiu um novo 312PB com maior distância entre eixos (12cm relativamente à versão de 1972) e um motor revisto, capaz de alcançar os 475 cv de potência. Ao contrário do que se sucedeu em 1972, a fiabilidade não foi o forte desta nova versão e a escuderia italiana acabaria por ser batida pela Matra no Campeonato do Mundo de Marcas, por apenas 9 pontos. Nas 24 Horas de Le Mans, o 2º lugar foi a consolação possível perante mais um triunfo da equipa francesa. No final dessa época, Enzo Ferrari encerrou o programa oficial dedicado à Endurance, focando-se a 100% na Fórmula 1. Essa decisão permanece até aos dias de hoje…