“Game On” para o Rali da Alemanha!
Com o abandono registado por Sébastien Ogier no Rali da Finlândia, o Rali da Alemanha marca o ponto “zero” do WRC 2017. Com 4 provas por disputar e em igualdade pontual, Sébastien Ogier e Thierry Neuville irão discutir o título até ao último quilómetro desta temporada. A época do Campeão do Mundo em título tem sido marcada por diversos momentos altos e baixos. No entanto, a consistência tem sido o seu maior aliado relativamente a um rapidíssimo, mas por vezes errático, Thierry Neuville. Quem sairá da Alemanha com o triunfo?
Com nove provas disputadas até ao momento, a temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Ralis entra agora na sua recta final. As últimas 4 provas irão decidir o Campeão do Mundo deste ano, sendo um dado praticamente garantido que o título será entregue apenas na derradeira prova da temporada. O Rali da Finlândia ficou marcado pelo abandono de Sébastien Ogier, situação essa aproveitada por Thierry Neuville para se colocar na liderança partilhada do Campeonato de Pilotos. Terá o piloto belga a consistência necessária para conquistar o seu primeiro título mundial?
O Rali da Alemanha, disputado em asfalto, engloba um conjunto diversificado de classificativas que apresentam desafios únicos entre si. As rápidas classificativas de Moselle, ladeadas pelas vinhas, conciliam espectacularidade com bravura. Os terrenos militares de Baumholder, amplamente conhecidos pelos seus blocos de betão que não perdoam qualquer erro dos pilotos, apresenta-nos com um cenário aberto e rápido. Por fim, a região de Saarland traz-nos espectacularas classificativas que colocarão os WRC bem próximo do público alvo.
M-Sport e Hyundai aproveitaram as últimas semanas para efectuarem intensos testes de preparação para o Rali da Alemanha. A equipa de Malcolm Wilson concentrou-se nos desafios que serão enfrentados em Moselle e Baumholder, testando em condições bastante similares. Para a prova alemã, o Ford Fiesta WRC irá contar com uma nova evolução dos seus amortecedores. Já a Hyundai deslocou-se até Gusenburg, para encontrar as melhores afinações para as difíceis classificativas alemãs.
Após o triunfo de Esapekka Lappi na Finlândia, a Toyota chega à Alemanha com motivação redobrada. No entanto, o asfalto é um dos terrenos menos favoráveis ao Yaris WRC, tendo este sido alvo de vários testes ao longo das últimas semanas. Na Citroen, o destaque vai para o tão aguardado regresso de Sébastien Loeb, numa sessão de testes em França. Numa época complicada a todos os níveis, a formação francesa obteve o valioso feedback do eneacampeão do Mundo de Ralis para futuras evoluções do C3 WRC.
Numa altura em que a temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Ralis atinge o seu climax, quem irá sagrar-se vencedor do Rali da Alemanha?