Hamilton com domínio avassalador em Silverstone
17 Julho 2017 - José Soares da Costa

O Grande Prémio da Grã-Bretanha ficou marcado pelo desempenho irrepreensível de Lewis Hamilton, que se traduziu numa pole position e vitória em solo pátrio. Valtteri Bottas beneficiou do desastre que se viveu no seio da Ferrari para entregar uma dobradinha à Mercedes. Kimi Raikkonen encerrou o pódio em Silverstone, sendo o espelho da desilusão transalpina.

Arrancando da pole position, Lewis Hamilton manteve a liderança e controlou o andamento dos seus adversários para uma vitória sem qualquer tipo de oposição. No entanto, a troca de posições atrás de si foi uma constante até ao final da prova britânica. Max Verstappen surpreendeu tudo e todos ao colocar-se na 3ª posição após o arranque, vendo Sebastian Vettel aproximar-se perigosamente da sua traseira.

Foram várias as tentativas de ultrapassagem por parte do piloto alemão, sem que no entanto tenha tido qualquer sucesso. Antecipando a sua paragem nas boxes, Vettel logrou ultrapassar Verstappen e ascender à terceira posição que parecia estar assegurada até poucas voltas do fim. No entanto, Valtteri Bottas, cujo Mercedes estava equipado com pneus supermacios, aproximava-se rapidamente do Ferrari de Vettel.

Lewis Hamilton

Tentando impedir a rápida progressão de Bottas, Vettel defendia com unhas e dentes o degrau mais baixo do pódio. Sem argumentos para contrariar, o piloto alemão acabaria por perder a posição para o seu adversário da Mercedes. Pouco tempo depois, iniciava-se o desastre transalpino: Kimi Raikkonen viu o seu pneu dianteiro esquerdo ceder na antepenúltima volta, sendo obrigado a rumar às boxes para trocar de pneus. O piloto finlandês entregava deste modo a 2ª posição ao seu compatriota da Mercedes.

Na penúltima volta, Sebastian Vettel também sofreu um furo no pneu dianteiro esquerdo, que o obrigou a rodar lentamente até chegar à via das boxes, perdendo dessa forma qualquer hipótese de terminar no Top-5. A 7ª posição foi o resultado possível, tendo o Vettel segurado a liderança no Campeonato de Pilotos por apenas 1 ponto de diferença relativamente a Lewis Hamilton.

Max Verstappen foi o 4º classificado, tendo efectuado uma troca preventiva de pneus após a situação vivida por Kimi Raikkonen. Já o seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, foi o piloto do dia ao completar uma recuperação desde a 19ª posição até ao quinto posto. Nico Hulkenberg voltou a colocar a Renault nas posições pontuáveis, graças à sua 6ª posição. Os Force India de Esteban Ocon e Sérgio Pérez, bem como o Williams de Felipe Massa completaram o Top-10 do Grande Prémio da Grã-Bretanha.