PRMinracing com vitória épica no Caramulo
20 Julho 2017 - José Soares da Costa

Tal como se adivinhava, o calor marcou presença na Rampa do Caramulo, com as temperaturas a ultrapassarem os 35º C, dificultando a tarefa dos pilotos e das suas equipas, bem como as mecânicas dos carros. O Team PRMiniracing não passou incólume a estas vicissitudes, sendo obrigado a encontrar formas para ultrapassar estas contingências. Uma palavra de agradecimento ao muito público, que mesmo nestas condições de calor, marcou presença ao longo do traçado, assistindo de “plateia” a mais uma épica disputa do Campeonato Nacional de Montanha de 2017.

Rui Ramalho, líder do campeonato após duas vitórias em quatro possíveis, apresentava-se nesta prova com o único objectivo de lutar pela vitória. Com esse objectivo em mente, o piloto do Porto e a sua equipa trabalharam arduamente ao longo de todo o fim-de-semana na busca da afinação “perfeita” para o Osella PA2000 EVO 2, dando atenção máxima a todos os pormenores de afinação do mesmo, desde a aerodinâmica até à pressão dos pneus, que uma vez mais tiveram aqui um importante papel.

Assim, logo na 1ª subida de prova de sábado, Rui bateu o antigo record do traçado em cerca de 4 segundos, assumindo provisoriamente a 1ª posição da prova, posição essa que nunca mais cedeu. No Domingo, na 2ª subida de prova, o piloto do Team PRMiniracing voltou a baixar o seu record do dia anterior, demonstrando efectivamente ao que se propunha para a 3ª e derradeira subida de prova: manter a 1ª posição e selar mais uma fantástica vitória num palco de excelência como é o Caramulo.

Novo recorde do traçado, 3ª subida de prova mais rápida que lhe atribui mais 1 ponto extra nas contas do Campeonato…à distância, tudo pareceu acessível, mas desenganem-se aqueles que não tiveram oportunidade de vibrar in loco, pois tratou-se de mais de uma prova novamente discutida à milésima de segundo. Contudo, todas as subidas de prova foram dominadas por Rui Ramalho, que voltou a ter Pedro Salvador como acérrimo adversário, lutando até ao último metro pela vitória. Este resultado permitiu dilatar a liderança do piloto do Team PRMiniracing nas contas do campeonato, sendo uma excelente motivação para preparar a Rampa de Murça, prova que terá lugar no final deste mês (29 e 30 Julho).

Já Paulo Ramalho apresentou-se nesta prova com o objectivo de lutar por um dos lugares do pódio e depois de uma 1ª subida de treinos cautelosa, demonstrou nas seguintes subidas que tal objectivo estava ao seu alcance. A partir da 2ª subida de treinos assumiu a 3ª posição, posição essa que viria a manter nas subidas de prova com relativo à vontade, terminado a Rampa do Caramulo no degrau mais baixo do pódio.

Desta forma, este resultado permitiu-lhe reforçar a actual 3ª posição que o piloto do Porto ocupa no campeonato. De referir ainda que no decorrer desta prova, não existiu qualquer percalço técnico no seu Osella PA21S EVO. Este facto reflecte uma vez mais o elevado nível de profissionalismo dos elementos da sua equipa, que disponibilizaram um protótipo italiano “au point” para que o piloto mais velho da equipa tivesse “apenas” que se concentrar na pilotagem.

No entanto, este fim-de-semana foi um fim-de-semana especial para Paulo Ramalho, pois independentemente dos resultados que fossem alcançados por si e pelo seu irmão, Paulo queria homenagear o seu amigo Ricardo Mendes, que durante algumas épocas fez parte da sua equipa. Para além disso, nesta prova cumpriu-se precisamente 10 anos sobre a 1ª primeira vitória absoluta de Paulo Ramalho e como tal, o sentimento de nostalgia assumiu uma forte cota parte das emoções que percorreram a sua mente ao longo deste fantástico fim-de-semana.

Desta forma, nada melhor do que mais uma vitória do seu irmão Rui para celebrar o 10º aniversário da sua 1ª vitória neste mesmo local e homenagear a partida de Ricardo Mendes, tendo esta mão cheia de resultados sido inteiramente dedicados à sua memória. No final, Paulo Ramalho agradeceu a todos aqueles que de uma forma ou de outra têm contribuído para os sucessos da sua equipa.