Tiago Monteiro reforça liderança no WTCC
19 Julho 2017 - José Soares da Costa

Numa altura em que a temporada do WTCC atinge a sua fase crítica, Tiago Monteiro saiu da Argentina com bastantes motivos para sorrir. Somando o maior número de pontos ao longo de todo o fim de semana, o piloto português viu a sua liderança no Campeonato de Pilotos reforçada. Para além da dobradinha da Honda na Corrida Principal, também Yann Ehrlacher somou o seu primeiro triunfo no traçado de Termas de Rio Hondo, sendo o 8º vencedor diferente na presente temporada.

A Corrida de Abertura da jornada argentina do WTCC ficou marcada pelo incidente entre o Citroen de Tom Chilton e o LADA de Yann Ehrlacher, ainda durante o arranque. Partindo da pole position, o sobrinho de Yvan Muller viu-se ultrapassado por Tom Chilton após um controverso toque. Após análise dos comissários, foi atribuída uma penalização de 5 segundos ao piloto britânico, que o fez descer “virtualmente” até à 4ª posição. Se Ehrlacher logrou aguentar os ataques do Citroen de Mehdi Bennani até ao final da prova, somando desta forma a sua primeira vitória no WTCC, foi Esteban Guerrieri quem completou o pódio.

Atrás do piloto argentino, na classificação geral, seguia o “virtual” Tom Chilton e Nicky Catsburg, um dos principais adversários de Tiago Monteiro na luta pelo título de Pilotos. No entanto, um furo à 7ª volta acabaria por estragar a corrida do piloto holandês, entregando a 5ª posição a Tiago Monteiro. O piloto português também não se livrou do susto logo no arranque, após um toque com o seu colega de equipa Norbert Michelisz. O piloto húngaro acabaria por sofrer um furo e abandonar prematuramente a prova. Já Thed Björk foi o melhor representante da Volvo, na 6ª posição, enquanto Néstor Girolami teve problemas com a transmissão do S60 e foi forçado a abandonar na 7ª volta.

A Corrida Principal em Termas de Rio Hondo começou com um momento insólito para Tiago Monteiro: na volta de acesso à grelha de partida, o piloto português falhou a travagem e saiu de pista, atravessando a zona de escapatória em gravilha. Monteiro viu-se forçado a rumar às boxes para retirar os detritos, ainda dentro do tempo limite disponível. Quanto à prova em si, Nicky Catsburg partiu da pole position e aguentou os ataques iniciais de Norbert Michelisz e Tiago Monteiro, 2º e 3º classificados respectivamente. À 7ª volta, Catsburg voltou a sofrer um furo no seu Volvo, entregando desta forma a liderança a Norbert Michelisz.

Sem ordens de equipa, o piloto húngaro susteve os ataques de Tiago Monteiro e garantiu a sua 2ª vitória desta temporada. Com esta dobradinha da Honda, o construtor nipónico regressou ao topo do Campeonato de Construtores. Quanto a Tiago Monteiro, o piloto português voltou a reforçar a sua liderança no Campeonato de Pilotos, tendo actualmente 12 pontos de vantagem sobre Thed Björk. O piloto sueco voltou a ser o melhor representante da Volvo, completando o pódio na principal prova deste fim de semana. Esteban Guerrieri voltou a estar em destaque, terminando na 4ª posição, imediatamente à frente de Mehdi Bennani e Néstor Girolami.