Triunfo da Ferrari no Grande Prémio da Austrália!
27 Março 2017 - José Soares da Costa

A temporada de 2017 do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 arrancou com a vitória de Sebastian Vettel e da Ferrari, superiorizando-se à dupla Mercedes/Lewis Hamilton.  Demonstrando estar à altura do desempenho exibido pelos monolugares germânicos, a escuderia italiana confirmou todas as expectativas criadas durante os testes de pré-temporada em Montmeló, onde afirmaram-se como uma das equipas mais fortes deste ano.

Arrancando da 2ª posição da grelha, após uma sessão de qualificação onde foi batido por Lewis Hamilton por apenas 0.3 segundos, Sebastian Vettel efectuou um arranque exemplar, contendo os ataques de Valtteri Bottas e mantendo-se no encalce de Lewis Hamilton. Embora o piloto britânico tivesse dilatado a diferença até aos 2 segundos, Vettel não perdia de vista Lewis Hamilton e conseguia mesmo reduzir a diferença para o Mercedes que seguia na liderança.

Sentido um desgaste prematuro dos seus pneus ultra-macios, Lewis Hamilton rumou às boxes para montar pneus macios quando haviam sido cumpridas 17 voltas. Regressando à corrida atrás de Max Verstappen, o piloto britânico viu o seu ritmo de corrida prejudicado pelo jovem piloto holandês. Enquanto isso, Sebastian Vettel rodava sem ninguém à sua frente, colocando-se numa posição privilegiada para a sua única paragem nas boxes, que viria a acontecer pouco tempo depois.

Com o tempo ganho entretanto,Vettel manteve-se na liderança após a sua paragem para montagem de pneus macios. Lewis Hamilton encarnava agora o papel de perseguidor, tendo que rodar no limite para acompanhar o piloto germânico. No entanto, a vantagem deste foi sendo progressivamente dilatada até aos 10 segundos, tendo a Ferrari conquistado a sua 1ª vitória desde o Grande Prémio de Singapura de 2015. Valtteri Bottas terminou a prova na 3ª posição, rodando mais rápido do que o seu chefe de fila durante a fase final da prova australiana.

Kimi Raikkonen realizou uma prova sem o brilho do seu colega de equipa, conquistando a 4ª posição, imediatamente à frente do Red Bull de Max Verstappen, equipado com pneus super-macios. Ainda no seio da Red Bull, destaque para a tarde azarada de Daniel Ricciardo: viu-se obrigado a partir das boxes, após um problema sentido durante a volta de acesso à pré-grelha e acabaria por abandonar devido a um problema de transmissão.

Felipe Massa colocou a Williams na 5ª posição, batendo o Force India de Sérgio Pérez e os Toro Rosso de Carlos Sainz Jr. e Daniil Kvyat. Esteban Ocon e Nico Hulkenberg ocuparam as duas últimas posições pontuáveis, após uma intensa batalha com o McLaren-Honda de Fernando Alonso. Um toque de Ocon no monolugar do piloto espanhol acabaria por danificar a suspensão do McLaren e ditar o seu abandono prematuro. Destaque ainda para os abandonos de Lance Stroll, Romain Grosjean, Kevin Magnussen, Jolyon Palmer e Marcus Ericsson.