Lewis Hamilton a um passo do “Hexa”
31 Outubro 2019 - José Soares da Costa

No Autódromo Hermanos Rodriguez, Lewis Hamilton sagrou-se vencedor após uma exibição sem máculo, que o colocou a uns escassos 4 pontos do “hexa”. A pressão exercida por Sebastian Vettel desde o arranque do Grande Prémio do México não foi suficiente para contrariar o desfecho desta prova. Com Valtteri Bottas a completar o pódio na cidade do México, a atribuição do título foi adiada para o Grande Prémio dos EUA, a disputar em Austin.

Arrancando da terceira posição, Lewis Hamilton viu-se envolvido num toque com Max Verstappen nos metros iniciais, que acabaria por ter consequências maiores para o piloto holandês, provocando um furo. Charles Leclerc e Sebastian Vettel, que haviam partido da primeira linha da grelha, dominaram os instantes iniciais do Grande Prémio do México. No entanto, a Ferrari havia optado por uma estratégia de duas paragens para Leclerc, com a 1ª paragem a ser efectuada à 16ª volta para montagem de pneus médios. Por sua vez, Lewis Hamilton efectuou a sua única paragem à 24ª volta, optando pelos pneus duros que teria que gerir até ao final da prova. Replicando a estratégia de Hamilton, Sebastian Vettel optou por uma única paragem à 38ª volta, onde trocou para pneus duros.

À 44ª volta, o jovem Leclerc completou a sua 2ª paragem, montando pneus duros. Com uma paragem atribulada, mais lenta do que seria ideal, o piloto monegasco encontrava-se na 4ª posição e teria que recuperar terreno nas restantes 27 voltas do GP do México. Começando a rubricar diversas voltas rápidas consecutivas, Leclerc aproximava-se rapidamente de Bottas, o 3º classificado. No entanto, o piloto da Ferrari não foi capaz de encetar um ataque ao piloto finlandês, culminando a prova na 4ª posição.

Na frente da corrida, Lewis Hamilton geriu eficazmente a vida útil dos pneus duros, que duraram um total de 47 voltas. Graças a esta estratégia e à execução meticulosa de Hamilton, o piloto britânico rubricou mais um triunfo na sua brilhante carreira e encontra-se agora a apenas 4 pontos de distância do seu 6º título mundial. Vettel terminou a prova a 1.766 segundos do vencedor, enquanto Bottas completou o pódio, a 3.553 segundos de distância.

Atrás dos duas duplas da Ferrari e Mercedes terminaram os dois Red Bull de Alex Albon e Max Verstappen, autor de uma prova de recuperação após os percalços nos instantes iniciais. Sérgio Pérez, em Racing Point, foi o 7º classificado, imediatamente à frente do Renault de Daniel Ricciardo. Os dois últimos lugares pontuáveis foi conquistados pelos Toro Rosso de Daniil Kvyat e Pierre Gasly.