Mercedes conquista “Hexa” em Suzuka!
15 Outubro 2019 - José Soares da Costa

Num fim de semana marcado pela presença do furacão Hagibis, o Grande Prémio do Japão viu o seu programa significativamente alterado. Partindo da pole position, Sebastian Vettel viu-se suplantado por Valtteri Bottas, autor de um surpreendente arranque. Lewis Hamilton viu-se prejudicado pela estratégia de equipa, terminando a prova nipónica colada aos escapes do 2º classificado, Vettel. Charles Leclerc viu-se envolvido num toque com Max Verstappen, o qual ditou a atribuição de uma penalização de 15 segundos que o atirou para a 6ª posição.

Arrancando da terceira posição, Valtteri Bottas supreendeu tanto Sebastian Vettel como Charles Leclerc, saltando para o 1º lugar. Perdendo posições após o arranque, Leclerc viria mesmo a tocar em Max Verstappen, danificando ambos os monolugares. O jovem monegasco foi obrigado a trocar a asa dianteira e Verstappen viria a abandonar com problemas no seu Red Bull. Com Bottas a marcar o ritmo e dilatar progressivamente a sua liderança, Vettel e Lewis Hamilton protagonizaram o momento quente da tarde: os dois pilotos discutiram entre si a 2ª posição e terminaram a prova bastante próximos, tendo o piloto germânico conseguido responder com sucesso aos constantes ataques de Hamilton. Com a vitória de Bottas e a 3ª posição de Hamilton, a Mercedes carimbou o seu 6º título consecutivo de Construtores, igualando a Ferrari (1999 a 2004).

Na 4ª posição terminou Alexander Albon, sendo o melhor representante da Red Bull. Albon protagonizou um toque no McLaren de Lando Norris e suplantou Carlos Sainz Jr. na derradeira fase do Grande Prémio do Japão. Imediatamente atrás de Sainz terminou Daniel Ricciardo, na 6ª posição, autor de uma interessante corrida de recuperação desde a 16ª posição. O 7º lugar ficou a cargo de Charles Leclerc, após uma penalização de 15 segundos, atríbuida devido ao toque em Max Verstappen e à presença em pista com a asa dianteira danificada.

Quanto às restantes posições do Top-10, sofreram alterações após um incidente bastante caricato: o painel com a bandeira quadriculada apareceu uma volta mais cedo do que seria suposto. Apesar do erro, de acordo com os regulamentos da FIA, as posições desta volta são consideradas como os resultados finais do Grande Prémio. Desta forma, Pierre Gasly foi considerado o 8º classificado, Sérgio Pérez levou a Racing Point ao 9º lugar e Nico Hulkenberg terminou na 10ª posição.