Ott Tanak é Campeão do Mundo de Ralis!
Partindo para o Rali da Catalunha com tudo por decidir relativamente ao Campeonato de Pilotos, o estónio Ott Tanak “puxou dos galões” para assegurar a conquista do seu primeiro título mundial. Thierry Neuville levou o Hyundai i20 WRC ao triunfo nesta prova marcada pelo piso misto, liderança uma forte ofensiva por parte da marca coreana. Já Sébastien Ogier não teve a sorte do seu lado, sofrendo um problema no Citroen C3 WRC que deitou por terra qualquer hipótese de revalidar do título de Pilotos.
O Rali da Catalunha arrancou com um domínio da Hyundai ao longo da 1ª etapa, tendo Sébastien Loeb terminado o dia na frente, após 4 trocas de liderança em 6 classificativas. Se Ogier foi o primeiro líder da prova, um problema na direcção assistida do C3 WRC roubou qualquer esperança de discutir a vitória e título. Thierry Neuville assumiu então a liderança, mas Dani Sordo viria a suplantar o seu colega de equipa na classificativa seguinte. Durante as classificativas da tarde, Sébastien Loeb protagonizou um impressionante desempenho, ascendendo à liderança na 2ª PEC, e terminando o dia com 1.7 segundos de vantagem relativamente a Neuville. Sordo completava o pódio deste 1º dia de prova, a 7.6 segundos da liderança. Kris Meeke era o melhor representante da Toyota, na 4ª posição, enquanto o Ott Tanak encontrava-se imediatamente atrás do seu colega de equipa e a 21.7 segundos do líder.
Na 2ª etapa do Rali da Catalunha, Thierry Neuville esteve “em alta”, demonstrando o ritmo necessário para bater Sébastien Loeb e ascender à liderança da prova. Já o piloto francês não teve a sorte do seu lado, perdendo terreno face aos seus adversários directos e terminando o dia na 4ª posição, com cerca de 25 segundos de diferença face ao líder. Por sua vez, Dani Sordo subiu à 2ª posição, conservando então uma vantagem de 3.1 segundos face ao 3º classificado, Ott Tanak. O piloto estónio rubricou o tempo mais rápido em 4 classificativas da 2ª etapa, beneficiando também da desistência de Kris Meeke, após um toque do Toyota Yaris WRC nos rails.
A derradeira etapa do Rali da Catalunha não trouxe alterações na liderança da prova, tendo Thierry Neuville confirmado o seu triunfo. Quanto às restantes posições do pódio e a discussão pelo título de Pilotos, tudo seria decidido no Power Stage. À entrada para a última classificativa, Ott Tanak era o 3º classificado e dependia dos pontos conquistados neste troço para conquistar o título. No entanto, o seu impressionante desempenho não só permitiu-lhe somar o triunfo no Power Stage (por uma margem de 3.6 segundos), como também traduziu-se na ascenção à 2ª posição, por troca com o espanhol Dani Sordo. Com este resultado, Ott Tanak e o seu co-piloto, Martin Jarveoja, confirmaram a conquista do título mundial de Pilotos e terminaram com o “reinado francês” no WRC, que durava à já 15 anos.
Relativamente às restantes posições, Sébastien Loeb foi o 4º classificado, imediatamente à frente de Jari-Matti Latvala. Destaque ainda para Elfyn Evans, o melhor representante da M-Sport, na 6ª posição. Relativamente ao WRC2, a Citroen esteve em destaque nas duas categorias em disputa: no WRC2 Pro, Mads Ostberg sagrou-se vencedor e no WRC2, Eric Camilli conquistou o lugar mais alto do pódio.