Fórmula 1 de regresso a Portugal!
Está confirmado: 24 anos depois, Portugal irá acolher novamente um Grande Prémio de Fórmula 1! O palco escolhido para o evento será o Autódromo Internacional do Algarve, estando a prova agendada para os dias 23 a 25 de Outubro. A cervejaria holandesa Heineken será o patrocinador principal do evento, cuja denominação oficial será “Fórmula 1 Heineken Grande Prémio de Portugal”.
Fruto do enorme esforço desenvolvido por Paulo Pinheiro, CEO do Autódromo Internacional do Algarve, Portugal irá acolher novamente um Grande Prémio de Fórmula 1, 24 anos após a última passagem do “Grande Circo”. As circunstâncias excepcionais, decorrentes da pandemia de COVID-19 que afectou directamente o calendário do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, proporcionaram as condições necessárias para o regresso da categoria máxima do desporto automóvel a Portugal.
A tradicional exigência financeira da Liberty Media (cerca de 30 milhões de euros) hipotecava qualquer esperança de regresso da Fórmula a solo nacional. No entanto, fruto do cancelamento de diversas provas e da necessidade de alternativas válidas em território europeu, abriu uma porta que se julgava fechada. Fruto desta necessidade de última hora, Portugal encontra-se isento do pagamento do respectivo “fee” para organizar o Grande Prémio.
Tratando-se de uma das melhores e mais modernas pistas internacionais, o Autódromo Internacional do Algarve conta com todas as infraestruturas necessárias para acolher o “Grande Circo”. Para além disto, Paulo Pinheiro garantiu que o asfalto será renovado a tempo da prova portuguesa, de modo a garantir as condições ideais para os monolugares de Fórmula 1. De recordar que o canadiano Jacques Villeneuve, ao volante de um Williams FW16, foi o vencedor do último Grande Prémio de Portugal, disputado em 1996.