2018
RallySpirit
A 4ª edição do RallySpirit Altronix contou novamente com cerca de 100 equipas e viaturas icónicas de outros tempos, tais como os míticos e saudosos Ford RS200, Delta Integrale, Ford Escort Cosworth, Renault 5 Turbo, Fiat 131 Abarth, Porsche 911 RSR, entre muitos outros que arrancaram inúmeros aplausos do imenso público presente ao longo das classificativas.
Na edição de 2018, a prova organizada pela Xikane e dirigida desportivamente pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, revelou-se um assinalável êxito, contando com a partida simbólica e o pódio na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, passagem pelas míticas classificativas de Barcelos e disputa de duas Super Especiais. Quanto ao cabeça de cartaz, François Delecour foi o piloto convidado para tripular o Ford Sierra RS Cosworth 4×4 preparado pela equipa espanhola Past-Racing.
No capítulo desportivo, François Delecour sagrou-se vencedor na Categoria “Spirit”, enquanto Pablo Pazó levou o Talbot Sunbeam Lotus ao triunfo na Categoria “Históricos”. O DIREITA3 acompanhou os principais momentos desta prova, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
Autoclássico & Motorshow
O Autoclássico & Motorshow, evento promovido pela Xikane e pela Eventos del Motor, regressou aos pavilhões da Exponor. A presença de milhares de adeptos do automobilismo e viatura icónicas de outros tempos em cada recanto da Exponor foi um dado garantido ao longo dos 3 dias do evento. Alguns clubes automóveis aproveitaram também a ocasião para efectuarem os seus encontros anuais, reunindo desta forma um variado lote de viaturas clássicas nos diversos pavilhões da Exponor.
No capítulo desportivo, Mário Barbosa conquistou a quarta vitória em quatro edições, levando o seu Citroen DS3 WRX à vitória no Motorshow. Para isso, bateu o piloto com pseudónimo “Multiclima”, em Mitsubishi Lancer, pela curta diferença de 1.860 segundos. João Novo Jr., um jovem de apenas 16 anos, fechou o pódio e mostrou todo o valor e potencial, ao volante de um Citroën idêntico ao do vencedor.
À semelhança das outras edições, o DIREITA3 marcou presença em mais uma edição do Autoclássico & Motorshow, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
Racing Weekend – Braga II
Após uma mudança de localização devido a obras no Autódromo do Estoril, a Velocidade Nacional visitou novamente o Circuito Vasco Sameiro para mais uma jornada do Racing Weekend 2018. O programa incluiu provas do Campeonato Nacional de Velocidade Turismo – TCR Portugal, Campeonato Nacional de Velocidade Clássicos e Clássicos 1300, Legends Cup e ainda a KIA Picanto GT Cup, proporcionando muita animação no traçado bracarense.
No Campeonato Nacional de Velocidade Turismo, Pedro Salvador bateu a concorrência nas duas corridas agendadas para esta jornada. Entre os CNCC 1300, Carlos Cruz (Datsun 1200) suplantou os seus adversários directos após animadas disputas em pista. Na Legends Cup, Pedro Alves (Citroen Saxo) e António Barros (BMW M3) repartiram os triunfos nas duas corridas do programa. Por fim, Rui Costa liderou o pelotão do CNVC, rubricando duas vitórias entre os Clássicos mais potentes.
O DIREITA3 marcou presença no Circuito Vasco Sameiro, acompanhando a par e passo o desenrolar de todas as provas que integraram esta jornada do Braga Racing Weekend.
Rali de Viana do Castelo
A dupla André Cabeças/Bino Santos num Mitsubishi Lancer Evo IX venceu a edição 2018 do Rali de Viana do Castelo , depois de uma prova onde aliaram a rapidez à solidez da condução. A dupla vencedora este no oposto de alguns dos seus principais adversários que acabaram por ter as suas prestações e aspirações comprometida por razões diversas. No primeiro dia de prova, logo no segundo troço, ficaram de fora dois intervenientes de peso: o líder do Campeonato Norte de Ralis, Luís Delgado com problemas numa rótula do Citroen C2 S1600 e Carlos Fernandes com problema de transmissão no Mitsubishi Lancer Evo VI.
Os acontecimentos de Sábado levaram a que o rali apenas tivesse um dia verdadeiramente competitivo no Domingo, mas Adruzilo Lopes ficava de fora logo no primeiro troço. Na frente estava André Cabeças com Vítor Pascoal/Ricardo Faria no Porsche 997 GT3 a ocupar o 2º lugar. O interesse de Pascoal no Campeonato de GT deixava fora de hipótese qualquer ataque a André Cabeças , preferindo o piloto do Porsche garantir o triunfo no seu campeonato e amealhar os respectivos pontos. Com isto André Cabeças viu a sua tarefa de manter a liderança facilitada culminando com um triunfo por uma margem de 15.5 segundos.
A dupla Vianense João Alves/José Rodrigues num Peugeot 106 conseguiu o 3º lugar final depois de uma animada luta com Pedro Lago Vieira/Paulo Leonês num Peugeot 208 R2. A contenda decidiu-se no derradeiro troço por 6.0 segundos. Fernando Peres/José Pedro Silva colocaram o Mitsubishi Lancer Evo IX no 5º lugar final depois de um mau início que obrigou a um Domingo a ganhar lugares na geral. Peres com este lugar venceu o Desafio Kumho Portugal. Nos Clássicos Joaquim Bernardes/Laurinda Alves no VW Golf GTI MKI venceram, ao passo que na Copa 106 o triunfo foi para Fábio Paço/Pedro Moura.
O Rali de Viana do Castelo ficou marcado por um atropelamento mortal de um espectador no segundo troço de Sábado. A comissão organizadora decidiu suspender a prova após a confirmação desse acontecimento, cancelando todos os troço de Sábado. O rali regressou no Domingo conforme inicialmente previsto, mas cerimónia de entrega de prémios decorreu sem a festa do champanhe. Os pilotos juntaram-se todo no pódio para um minuto de silencio em memória do adepto falecido no dia anterior.
O DIREITA3 marcou presença em Viana do Castelo e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos desta prova.
Vila Real – WTCR
A caravana da Taça do Mundo de Carros de Turismo voltou a rumar ao Circuito Internacional de Vila Real, trazendo consigo a espectacularidade e competitividade associados a esta categoria. Para além dos pilotos “mundialistas”, o programa do circuito transmontano contou também com os participantes do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo – TCR, Supercar Series, Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos/Clássicos 1300 e Campeonato de Portugal de Velocidade Legends.
No capítulo desportivo, Yvan Muller (Hyundai i30 N TCR), Thed Bjork (Hyundai i30 N TCR) e Mato Honula (Peugeot 308 TCR) repartiram as vitórias nas 3 provas do WTCR agendadas para este fim de semana. No que concerne o Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo – TCR, Pedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR) somou dois triunfos e dilatou a sua vantagem pontual. Se entre os Clássicos, João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR) monopolizou os triunfos após um duelo intenso com Luís Barros (Porsche 930 Turbo), nos Clássicos 1300 foi Luís Alegria quem ditou o andamento e somou dois triunfos em Vila Real. Por fim, nos Legends as vitórias foram repartidas por Vasco Barros (Mercedes 190E DTM) e Luís Barros (Ford Sierra RS500).
O DIREITA3 marcou presença no Circuito Internacional de Vila Real, acompanhando a par e passo o desenrolar de todas as provas que integraram esta jornada “mundialista”.
Racing Weekend – Braga I
No final do mês de Maio, a Velocidade Nacional visitou o Circuito Vasco Sameiro para mais um Braga Racing Weekend. O programa incluiu a primeira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade Turismo – TCR Portugal, reservados aos mais recentes TCR e Supercars. O Campeonato Nacional de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends Cup também brilharam no circuito minhoto, proporcionando muita animação em pista.
Armando Parente levou o Volkswagen Golf GTI TCR ao triunfo na primeira das duas corridas reservadas ao Campeonato Nacional de Velocidade Turismo. Já Pedro Salvador bateu o piloto da Sports&You, Rafael Lobato, na última corrida agendada para esta jornada. Bruno Pires (Datsun 1200) e Filipe Nogueira (Mini 1275 GT) somaram importantes vitórias no CNCC 1300. Já na Legends Cup, Pedro Alves levou o Citroen Saxo ao triunfo nas duas corridas do programa após um interessante duelo com António Barros. Por fim, João Macedo e Silva e Carlos Vieira repartiram as vitórias no CNVC, protagonizando uma das mais espectaculares batalhas ao longo do fim de semana.
O DIREITA3 marcou presença no Circuito Vasco Sameiro, acompanhando a par e passo o desenrolar de todas as provas que integraram esta jornada do Braga Racing Weekend.
WorldRX – Montalegre
Johan Kristoffersson somou este fim de semana em solo barrosão o segundo triunfo da temporada, ao passo que Sebastien Loeb registou novamente um 2º lugar num fim de semana que tinha tudo para acabar mal para o francês. Começamos o fim de semana com sol, mas no Domingo tudo mudou. Chuva, vento, neve, e até espaço para alguns raios de sol. As finais foram disputadas com a neve a cair.
O resultado das quatro qualificações deixou Loeb na frente, mas isso deveu-se mais às prestações de ontem com piso seco, porque hoje de manhã com piso molhado o homem da Peugeot passou por muitas dificuldades. Timmy Hansen posicionou-se ao seu lado no que foi a melhor qualificação da Peugeot no mundial de Rallycross.
Nas meias finais Timmy Hansen e Johan Kristoffersson repartiram os triunfos, mas saltou à vista o desastre de Mattias Ekström. O sueco tentou seguir o seu companheiro Andreas Bakkerud e acabou por prejudicar a prova de ambos, acabando Ekström por ficar fora da final.
Na corrida decisiva e que irá que irá ficar para a história como a primeira final de sempre com neve, Johan Kristoffersson conseguiu sair da primeira curva na frente, e a partir daí geriu a sua vantagem até à bandeira de xadrez. Timmy Hansen não o conseguiu acompanhar, fruto de um toque num rail na 2ª volta quando, aparentemente o autoblocante do seu Peugeot atirou o carro para o lado, problema esse que viria a provocar um peão do sueco no mesmo local uma volta mais à frente.
Sebastien Loeb optou por ir à “Joker Lap” logo após o arranque levando atrás de si Petter Solberg, mas o francês pareceu ter encontrado o set-up adequado para o Peugeot em molhado e conseguiu distanciar-se progressivamente do homem da VW. Abaixo do pódio ficou Andreas Bakkerud que não resistiu a Loeb e Solberg num fim de semana para esquecer na equipa EKS. Guerlain Chicherit conseguiu colocar o Renault Megane no 5º lugar garantindo a ida a uma final logo na segunda prova do carro.
Nos S1600 Artis Baumanis levou o Skoda Fabia ao triunfo. Espen Isaksaetre num Peugeot 208 surpreendeu, já que saiu do último lugar da segunda meia-final e conseguiu passar à final para subir até ao 2º lugar da geral. Ondrej Smetana colocou o Ford Fiesta no 3º lugar.
No Crosscar o espanhol Javier Lucena conseguiu surpreender e conquistar o primeiro lugar à frente do multicampeão Pedro Rosário. O pódio ficou completo com o Jorge Gonzaga. O barrosão João Pires conseguiu um excelente em 6º lugar em 20 participantes.
Azores Airlines Rally
O Azores Airlines Rally deu o tiro de partida para a nova temporada do Campeonato Europeu de Ralis, contando com uma recheada lista de inscritos, troços cuja qualidade é sobejamente reconhecida e as dificuldades inerentes às constantes alterações climatéricas sempre presentes na “Ilha Verde”. Entre as principais competições em disputa, destaque para os mais variados campeonatos europeus: ERC, ERC2, ERC Júnior e ERC U28. Para além destes, a prova açoriana contou ainda com a presença do pelotão do Campeonato Nacional de Ralis e Campeonato Açoriano de Ralis.
No capítulo desportivo, Alexey Lukyanuk, Ricardo Moura e Bruno Magalhães disputaram a vitória ao longo de 3 intensos dias de prova. Dominando a prova com um ritmo endiabrado, o piloto russo escapou aos sustos e colocou o Ford Fiesta R5 no degrau mais alto do pódio. Ricardo Moura terminou a “sua” prova na 2ª posição, superando o vencedor da edição de 2017, Bruno Magalhães.
Relativamente às restantes competições em disputa, Ricardo Moura sagrou-se vencedor no Campeonato Nacional de Ralis, batendo Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio, 2º e 3º classificados respectivamente. Com este resultado, o piloto açoriano reforça a sua liderança e dilata a sua vantagem pontual relativamente a Carlos Vieira. Nas 2RM, Diogo Gago foi o vencedor mas é Paulo Neto, 2º classificado, quem sai dos Açores na liderança do campeonato.
O DIREITA3 deslocou-se aos Açores para acompanhar os principais momentos do Azores Airlines Rally, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
Rali Serras de Fafe
O arranque da temporada desportiva de 2018 deu-se com mais uma edição do Rali Serras de Fafe, 1ª prova do Campeonato Nacional de Ralis. Organizada pela Demoporto, a prova delineada nas míticas classificativas de Fafe acolheu as principais equipas nacionais das 4RM e 2RM, bem como os participantes da Taça FPAK de Ralis e do Campeonato Regional Norte.
No capítulo desportivo, Ricardo Moura e Miguel Barbosa voaram baixinho durante o Rali Serras de Fafe. Só após a última classificativa, que terminou empatada, foi possível encontrar o vencedor. Ricardo Moura ganhou uma das mais renhidas provas de sempre dos ralis nacionais. Ao todo, houve seis trocas de líder da prova nos onze troços disputados, tendo a diferença final ficado num escassos 1.70 segundos.
Pedro Meireles arrecadaram o terceiro lugar do pódio, gerindo a fase final, já com José Pedro Fontes a “aproximar-se” do Skoda, fruto do ritmo que ia ganhando após o seu regresso à competição. Nas duas rodas motrizes Pedro Antunes dominou e terminou com uma vantagem de 1m31.60s sobre o principal adversário, Daniel Nunes. O pódio das duas rodas motrizes ficou completo com o piloto espanhol Elfren Llarena.
Após o final da prova, durante a conferência dos tempos, foi detectado uma falsa partida de Miguel Barbosa e Pedro Meireles na Fafe Street Stage, o que motivou uma penalização de dez segundos a cada um dos pilotos. Com este acréscimo de tempo, Miguel Barbosa terminou a 11.70 segundos de Ricardo Moura, mantendo a 2ª posição. Pedro Meireles perdeu o terceiro posto para José Pedro Fontes, tendo este terminado com 1.80 segundos de vantagem sobre o piloto do Skoda Fabia R5.
O DIREITA3 acompanhou os principais momentos do Rali Serras de Fafe, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.