2021
Autoclássico
O Autoclássico, evento promovido pela Eventos del Motor, regressou aos pavilhões da Exponor. A presença de milhares de adeptos do automobilismo e viatura icónicas de outros tempos em cada recanto da Exponor foi um dado garantido ao longo dos 3 dias do evento.
Neste regresso à “normalidade” após um ano de ausência devido à pandemia de COVID-19, alguns clubes automóveis aproveitaram a ocasião para efectuarem os seus encontros anuais, reunindo desta forma um variado lote de viaturas clássicas nos diversos pavilhões da Exponor.
À semelhança das outras edições, o DIREITA3 marcou presença em mais uma edição do Autoclássico, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
FIA Hill Climb Masters
O FIA Hill Climb Masters, evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho, reuniu os melhores representantes da Montanha a nível europeu na icónica e desafiante Rampa da Falperra. No cômputo geral, Christian Merli rubricou o tempo mais rápido de todo o pelotão, a bordo do Osella FA30 Zytek, assegurando desta forma a medalha de ouro na Categoria 2.
Geoffrey Schatz, ao volante de um Nova NP01-2 Oreca, destacou-se durante os treinos livres, disputados no Sábado e marcou o registo mais rápido na 1ª subida de prova, suplantando Merli e o experiente Simone Faggioli, em Norma M20 FC Zytek. No entanto, Merli acabaria por ascender à 1ª posição na 2ª subida de prova, registando o melhor tempo de todas as subidas de prova. Schatz ainda melhorou o seu registo na derradeira subida de prova, vencendo a Categoria 4, sendo no entanto insuficiente para alcançar a 1ª posição na classificação geral. Por fim, Faggioli completou o Top-3 na Falperra.
Se Reto Meisel, no carismático Mercedes-Benz SLK 340, assegurou o triunfo na Categoria 3, Szymon Łukaszczyk levou o Mitsubishi Lancer EVO V rumo à vitória na Categoria 1. Olivia Cooper, em Force TA Suzuki, foi a melhor na competição reservada às senhoras e Luigi Fazzino, a bordo de um Osella PA2000 Peugeot, levou a melhor entre os pilotos Sub-25. Entre os pilotos portugueses, Pedro Salvador foi o piloto mais rápido no Silver Car CS Suzuki. Na Taça das Nações, a Franca assegurou o triunfo, batendo a Eslováquia e a Bélgica. Já Portugal terminou na 8ª posição.
O DIREITA3 esteve presente na Falperra, registando alguns dos melhores momentos do evento que agora vos disponibilizamos.
Braga Racing Weekend
Foi animado quanto baste o Braga Racing Weekend, organizado pelo CAMI Motorsport no Circuito Vasco Sameiro, no qual foram apurados 11 vencedores nas seis competições que estiveram em pista: KIA GT Cup (Pro, Júnior e Club) e Campeonatos de Portugal de Clássicos, de Legendes e de Velocidade 1300. O “staff” do CAMI Motorsport voltou a estar em destaque, em termos de eficácia, agora na pista bracarense, numa jornada com horário cumprido a rigor e na qual apenas um piloto bisou: Luís Barros (Ford Sierra), nos Clássicos.
Nos Clássicos, se João Macedo e Silva (Porsche 911) dominou, de manhã, a primeira corrida, na frente de Rui Costa (Ford Escort) e de Rui Alves (Ford Escort), na segunda, à tarde, um problema mecânico no carro alemão deixou-o fora de “combate” ainda antes da partida. O já referido Rui Costa aproveitou para garantir um triunfo destacado, face a Rui Alves e a Mário Meireles (Porsche 911). No Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, Vítor Araújo (Datsun 1200) foi “o senhor” da primeira corrida, deixando para trás Luís Mendes (Citroen AX) e Paulo Mendes (Toyota Starlet), mas na segunda corrida tudo se passou de forma distinta. Araújo chegou a andar na frente, mas seria forçado a abandonar e Luís Mendes somou, então, uma preciosa vitória, batendo Arnaldo Marques (Datsun 1200) e João Braga (Datsun 1200).
Na KIA GT Cup, e começando pela categoria Pro, a dos Ceed GT, Manuel Gião impôs-se na primeira corrida, diante de Pedro Alves e de Alexandre Areia. Na segunda corrida , também bastante discutida, seria Alexandre Areia a subir ao lugar mais alto do pódio, depois de ultrapassar Gião na parte final, com Pedro Alves no último lugar do pódio. Entre os “ases” dos Picanto, Orlando Batina triunfou na primeira corrida, na frente de Pedro Pinto e de Gustavo Moura Jr. que na segunda corrida superou Manuel Alves nas derradeiras voltas para se estrear como vencedor. Pedro Pinto foi o terceiro classificado. Na classe Club, também dos Picanto, Gonçalo Inácio venceu a primeira corrida, face a Francisco Matos Gil e Miguel Martins, mas na segunda foi Gil a festejar o triunfo, na frente de Pompeu Simões e de Vítor Gouveia.
Por último, no Campeonato de Portugal de Legends, Luís Barros (Ford Sierra) triunfou nas duas corridas. Na primeira, Manuel Fernandes (BMW 320 D) foi segundo e Paulo Vieira (BMW M3), enquanto na segunda Hugo Mestre (BMW 320D), que forma dupla com Fernandes, seguiu-lhe as pisadas, acabando em segundo, e José Paulo Sousa (BMW E30) terminou na terceira posição.
O DIREITA3 esteve presente no Circuito Vasco Sameiro, trazendo até aos nossos leitores alguns dos melhores momentos desta jornada da Velocidade Nacional.
Caramulo Motor Festival
O Caramulo Motor Festival voltou a atrair inúmeros espectadores para os seus variados eventos, desde concentrações de clássicos a feira de automobilia, passando obviamente pela Rampa Histórica do Caramulo. Organizado pelo Museu do Caramulo com o Automóvel Club de Portugal, o Caramulo Motorfestival é, actualmente, o maior festival motorizado em Portugal, tendo por base um evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, que combina a parte de competição com um conjunto de acções lúdicas e turísticas.
O programa do evento conta com a Rampa Histórica Michelin, o Passeio 200 Milhas, o Passeio Rota do Clássicos, a Colecção de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo, a Feira de Automobilia & Gaming center, concentrações de clubes, actividades lúdicas Outdoor, Pista Júnior, parques infantis de entretenimento, bares e zonas chill out com música durante todo o evento, entre outros.
O DIREITA3 esteve presente no Caramulo, registando alguns dos melhores momentos do evento que agora vos disponibilizamos.
Ralllyspirit
A 6ª edição do RallySpirit Altice contou novamente com cerca de 115 equipas e viaturas icónicas de outros tempos, tais como os míticos e saudosos Audi Sport Quattro, MG Metro 6R4, Lancia Delta Integrale, Ford RS200, Porsche 911 RSR, entre muitos outros que arrancaram inúmeros aplausos do imenso público presente ao longo das classificativas.
Na edição de 2021, a prova organizada pela X Racing e dirigida desportivamente pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, revelou-se um assinalável êxito, contando com a partida simbólica e pódio em Barcelos, para além da passagem pelas históricas classificativas como Franqueira, Coronado, Assunção, Laúndos e Barcelos, onde se incluiu um sempre popular “Boucles”.
No capítulo desportivo, Ernesto Cunha/Valter Cardoso sagraram-se vencedores na Categoria “Spirit” com o Subaru Impreza STI, enquanto Pablo Pazó/Ezequiel Simões levaram o Talbot Sunbeam Lotus ao triunfo na Categoria “Históricos”.
O DIREITA3 acompanhou os principais momentos desta prova, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.