2024
Autoclássico & Motorshow
Encerrou com chave de ouro a vigésima primeira edição do autoClássico Porto, depois de ter enchido as instalações da Exponor durante três dias, numa celebração que ficará, sem dúvida, na memória como a de maior sucesso da sua história. Este salão, já considerado o mais importante da Península Ibérica dedicado aos veículos clássicos e colecionáveis, expandiu nesta ocasião o seu espaço ocupando uma área de 70.000 m² e reunindo mais de 200 expositores do sector, surpreendendo os seus milhares de visitantes. do espaço e diversas novidades que colocaram o nível da exposição num patamar elevado. Os aficionados desfrutaram de uma exposição exaustivamente seleccionada, com espaços dedicados aos aniversários de modelos e fabricantes icónicos como o Porsche 911 Turbo, os Citroën Traction Avant e CX, o Volkswagen Golf ou as marcas FIAT, Aston Martin, Maserati ou MG.
Entre os protagonistas desta edição destacou-se o famoso piloto português Tiago Monteiro, que recebeu uma merecida homenagem. Para além de desencadear a loucura entre os participantes com entrevistas em directo e a sessão de autógrafos, participou também no Motorshow pilotando um Porsche 911 GT3 Cup. Para além disso, teve um espaço especial dedicado à sua carreira, no qual foram expostos alguns dos seus capacetes, fatos, troféus e veículos, como o Honda Civic com que venceu em Vila Real no WTCC e o Fórmula 1 Spyker com que competiu. Um dos espaços que se destacou entre os demais foi o Concurso de Elegância, que na sua quarta edição se afirmou como uma das grandes atrações do concurso, apresentando modelos de elevadíssima qualidade. O prémio “Best of Show” foi atribuído a um espectacular Alfa Romeo Giulietta Sprint, que recebeu ainda os prémios de “Melhor Restauro” e o “Prémio do Público”. Um Citroën CX Prestige recebeu o “Prémio de Conservação”, enquanto um Ferrari Testarossa e um Scootacar receberam menções honrosas.
Um novo pavilhão dedicado exclusivamente às marcas topo de gama, a área Exclusive Top Cars, acabou por ser a revelação desta edição. Ferrari, Aston Martin, Maserati, Bentley, AMG, Range Rover, Porsche e Lamborghini exibiram peças únicas que reuniram à sua volta centenas de fãs que desfrutaram de um encontro único de estrelas a que se juntaram impressionantes motos da Harley-Davidson e da Indian. Esta exuberante exposição foi completada por uma aeronave da empresa americana Cirrus Aircraft, que deixou o público atónito.
Relativamente aos resultados do Motorshow, que completou como sempre a programação deste variado espetáculo, Ricardo Teodósio sagrou-se vencedor do Troféu Piloto 2024, batendo Bernardo Sousa por apenas um décimo de segundo. Sergio Pérez, a meio segundo do vencedor, completou o pódio, demonstrando a acesa competitividade desta edição, organizada pela X Racing para a Eventos Motor. Na categoria de duas rodas motrizes, Sergio Vallejo conquistou a vitória ao volante de um Porsche 911 GT3, seguido de perto por Tiago Ferreira e Bruno Campos, que conquistaram o terceiro lugar. Entre os Clássicos, António Silva triunfou com um Opel Kadett City, enquanto o Troféu Feminino foi para Gabriela Correia, que conduziu magistralmente um Mitsubishi Lancer EVO X.
O DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.
Circuito de Vila Real
O Circuito Internacional de Vila Real voltou a contar com um vasto leque de pilotos e viaturas, cuja actuação esteve repartida ao longo de 3 dias de prova. A espectacularidade e competitividade, associados aos participantes da Taça de Vila Real, Classic Endurance Racing e Prewar Sports Cars, para além dos Campeonatos Nacionais de Clássicos, Clássicos 1300, Legends e Super Legends, foram a nota dominante deste fim de semana de competição ao mais alto nível.
Relativamente ao capítulo desportivo, Manuel Alves e Pedro Salvador (Taça de Vila Real), Luís Delgado (CPCV), Luís Alegria (CPCV 1300), Luís Barros (Legends), Francisco Gonçalves (Super Legends), Thierry Stapts (Prewar Sports Cars) e a dupla Jamie Constable/Steve Brooks (Classic Endurance Racing) sagraram-se vencedores nas diversas competições em disputa no traçado vila-realense.
O DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.
Rallyspirit
Ano após ano, o Rallyspirit apresenta-se como uma festa das corridas de automóveis ao longo dos tempos, com particular destaque para os ralis. Nesta edição de 2024, assistiu-se à maior lista de inscritos de sempre, condições atmosféricas ideais e um conjunto cada vez mais precioso de carros. Um rali que atrai cada vez mais os regulares participantes nos eventos mundiais de Rally Legends, para além naturalmente dos indefetíveis e também cada vez em maior número pilotos portugueses. Receita de sucesso que veio para ficar e crescer, uma caravana que não deixa ninguém indiferente, velhos e novos, homens e mulheres.
Desportivamente, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Carisma GT, liderou entre os Spirit desde o primeiro troço, consolidando a vantagem ao longo de toda a prova até terminar com 1m39.8s de vantagem sobre os segundos classificados, Rui Madeira e Paula Madeira, em Mitsubishi Lancer Evo 3. Madeira rodou no segundo posto ao longo do 1º dia, mas perderia a posição para Hugo Lopes e Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car) na derradeira classificativa de Sexta-feira, a Super Especial Braga, devido a um problema mecânico. Problema resolvido na última assistência do dia, o vencedor da Taça do Mundo de Grupo N de 1995 entrou ao ataque logo a abrir manhã da 3ª etapa, disputada no Sábado, e recuperou o lugar intermédio do pódio a Hugo Lopes, para não mais o perder, embora sempre sob alguma pressão do viseense, como os 9.3s que os separaram no final o demonstram.
Nos Históricos, Pablo Pazó e Ezequiel Salgueiro, em Talbot Sunbeam Lotus, dominaram os acontecimentos, garantindo uma vantagem para os segundos classificados que se cifrou nos 2m48.1s. Já os espanhóis Eugenio González e Luis Comesaña (Ford Escort MKII) ultrapassaram Rui Salgado e Luís Godinho, em VW Golf II GTI, chegando à segunda posição após a PE10, a 3ª classificativa de Sábado. Foram consolidando ligeiramente o lugar intermédio do pódio até aos 13.8s que os separaram do terceiro posto de Godinho.
O DIREITA3 acompanhou os desenvolvimentos da Rallyspirit, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
Rampa da Falperra
A 43ª edição da Rampa Internacional da Falperra consagrou Christian Merli (Osella FA30 Judd LRM) e Hélder Silva (Osella PA 21/S) como vencedores, respetivamente, da 3ª prova do Europeu de Montanha (CER) e da 4ª jornada do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) JC Group, num fim de semana que juntou cerca de 150 mil de aficionados nesta competição emblemática do automobilismo lusitano e internacional.
A nível absoluto (Categoria 2) as expetativas não foram defraudadas, em termos competitivos, confirmando-se o anunciado duelo entre o campeão Christian Merli e o pretende ao título Geoffrey Schatz que teve em Braga o seu 3º capítulo da época, desta vez favorável ao campeão italiano, podendo-se dizer-se que Merli continua a ser o “rei da Falperra”. Schatz chegou a estar na frente, por 0.214s, após as duas primeiras subidas de prova, mas na 3ª deu um toque, enquanto o seu rival, com uma subida perfeita. Merli garantiu, deste modo, a sua 1ª vitória da época ao fim de três provas, algo que o deixou bastante satisfeito: “A temperatura estava baixa e arranquei tudo na última subida. Correu bem, mas não foi de todo fácil…”. O último lugar do pódio seria conquistado pelo belga Corentin Starck (Nova NP 01). Ainda no Europeu, mas na categoria 1 o checo Reto Meisel (Mercedes Benz SLK 340) dominou claramente (4s de diferença) face ao francês Nicolas Werver (Porsche 997 GT3R), sendo 3º o macedónio Igor Stefanovski (Ferrari 488 Challenge Evo).
No CPM, Hélder Silva (Osella PA 21/S), o campeão nacional absoluto, acabou por assegurar um triunfo tranquilo e com margem alargada (2.893) face a Hugo Araújo (Silver Car EF), até porque José Correia (Norma FC 20), seu habitual adversário direto, mesmo a “correr em casa”, esteve longe dos seus melhores dias e não foi além da 5ª posição final. O último lugar do pódio foi garantido por António Rodrigues (Silver Car EF 10). Na Rampa Regional, Sebastião Teixeira (Toyota Corolla T-Sport) foi o vencedor, na frente (1.059s) de Filipe Martins (Honda Civic) e de Hugo Oliveira (Honda Civic), este a 3.527s.
O DIREITA3 acompanhou os desenvolvimentos da Rampa da Falperra, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.