2024

Autoclássico & Motorshow

Encerrou com chave de ouro a vigésima primeira edição do autoClássico Porto, depois de ter enchido as instalações da Exponor durante três dias, numa celebração que ficará, sem dúvida, na memória como a de maior sucesso da sua história. Este salão, já considerado o mais importante da Península Ibérica dedicado aos veículos clássicos e colecionáveis, expandiu nesta ocasião o seu espaço ocupando uma área de 70.000 m² e reunindo mais de 200 expositores do sector, surpreendendo os seus milhares de visitantes. do espaço e diversas novidades que colocaram o nível da exposição num patamar elevado. Os aficionados desfrutaram de uma exposição exaustivamente seleccionada, com espaços dedicados aos aniversários de modelos e fabricantes icónicos como o Porsche 911 Turbo, os Citroën Traction Avant e CX, o Volkswagen Golf ou as marcas FIAT, Aston Martin, Maserati ou MG.

Entre os protagonistas desta edição destacou-se o famoso piloto português Tiago Monteiro, que recebeu uma merecida homenagem. Para além de desencadear a loucura entre os participantes com entrevistas em directo e a sessão de autógrafos, participou também no Motorshow pilotando um Porsche 911 GT3 Cup. Para além disso, teve um espaço especial dedicado à sua carreira, no qual foram expostos alguns dos seus capacetes, fatos, troféus e veículos, como o Honda Civic com que venceu em Vila Real no WTCC e o Fórmula 1 Spyker com que competiu. Um dos espaços que se destacou entre os demais foi o Concurso de Elegância, que na sua quarta edição se afirmou como uma das grandes atrações do concurso, apresentando modelos de elevadíssima qualidade. O prémio “Best of Show” foi atribuído a um espectacular Alfa Romeo Giulietta Sprint, que recebeu ainda os prémios de “Melhor Restauro” e o “Prémio do Público”. Um Citroën CX Prestige recebeu o “Prémio de Conservação”, enquanto um Ferrari Testarossa e um Scootacar receberam menções honrosas.

Um novo pavilhão dedicado exclusivamente às marcas topo de gama, a área Exclusive Top Cars, acabou por ser a revelação desta edição. Ferrari, Aston Martin, Maserati, Bentley, AMG, Range Rover, Porsche e Lamborghini exibiram peças únicas que reuniram à sua volta centenas de fãs que desfrutaram de um encontro único de estrelas a que se juntaram impressionantes motos da Harley-Davidson e da Indian. Esta exuberante exposição foi completada por uma aeronave da empresa americana Cirrus Aircraft, que deixou o público atónito.

Relativamente aos resultados do Motorshow, que completou como sempre a programação deste variado espetáculo, Ricardo Teodósio sagrou-se vencedor do Troféu Piloto 2024, batendo Bernardo Sousa por apenas um décimo de segundo. Sergio Pérez, a meio segundo do vencedor, completou o pódio, demonstrando a acesa competitividade desta edição, organizada pela X Racing para a Eventos Motor. Na categoria de duas rodas motrizes, Sergio Vallejo conquistou a vitória ao volante de um Porsche 911 GT3, seguido de perto por Tiago Ferreira e Bruno Campos, que conquistaram o terceiro lugar. Entre os Clássicos, António Silva triunfou com um Opel Kadett City, enquanto o Troféu Feminino foi para Gabriela Correia, que conduziu magistralmente um Mitsubishi Lancer EVO X.

DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.

Circuito de Vila Real

O Circuito Internacional de Vila Real voltou a contar com um vasto leque de pilotos e viaturas, cuja actuação esteve repartida ao longo de 3 dias de prova. A espectacularidade e competitividade, associados aos participantes da Taça de Vila Real, Classic Endurance Racing e Prewar Sports Cars, para além dos Campeonatos Nacionais de Clássicos, Clássicos 1300, Legends e Super Legends, foram a nota dominante deste fim de semana de competição ao mais alto nível.

Relativamente ao capítulo desportivo,  Manuel Alves e Pedro Salvador (Taça de Vila Real), Luís Delgado (CPCV), Luís Alegria (CPCV 1300), Luís Barros (Legends), Francisco Gonçalves (Super Legends), Thierry Stapts (Prewar Sports Cars) e a dupla Jamie Constable/Steve Brooks (Classic Endurance Racing) sagraram-se vencedores nas diversas competições em disputa no traçado vila-realense.

DIREITA3 marcou presença em Vila Real e traz até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste fim de semana inesquecível.

Rallyspirit

Ano após ano, o Rallyspirit apresenta-se como uma festa das corridas de automóveis ao longo dos tempos, com particular destaque para os ralis. Nesta edição de 2024, assistiu-se à maior lista de inscritos de sempre, condições atmosféricas ideais e um conjunto cada vez mais precioso de carros. Um rali que atrai cada vez mais os regulares participantes nos eventos mundiais de Rally Legends, para além naturalmente dos indefetíveis e também cada vez em maior número pilotos portugueses. Receita de sucesso que veio para ficar e crescer, uma caravana que não deixa ninguém indiferente, velhos e novos, homens e mulheres.

Desportivamente, a dupla Carlos Fernandes/Valter Cardoso, em Mitsubishi Carisma GT, liderou entre os Spirit desde o primeiro troço, consolidando a vantagem ao longo de toda a prova até terminar com 1m39.8s de vantagem sobre os segundos classificados, Rui Madeira e Paula Madeira, em Mitsubishi Lancer Evo 3. Madeira rodou no segundo posto ao longo do 1º dia, mas perderia a posição para Hugo Lopes e Magda Oliveira (Citroën Saxo Kit Car) na derradeira classificativa de Sexta-feira, a Super Especial Braga, devido a um problema mecânico. Problema resolvido na última assistência do dia, o vencedor da Taça do Mundo de Grupo N de 1995 entrou ao ataque logo a abrir manhã da 3ª etapa, disputada no Sábado, e recuperou o lugar intermédio do pódio a Hugo Lopes, para não mais o perder, embora sempre sob alguma pressão do viseense, como os 9.3s que os separaram no final o demonstram.

Nos Históricos, Pablo Pazó e Ezequiel Salgueiro, em Talbot Sunbeam Lotus, dominaram os acontecimentos, garantindo uma vantagem para os segundos classificados que se cifrou nos 2m48.1s. Já os espanhóis Eugenio González e Luis Comesaña (Ford Escort MKII) ultrapassaram Rui Salgado e Luís Godinho, em VW Golf II GTI, chegando à segunda posição após a PE10, a 3ª classificativa de Sábado. Foram consolidando ligeiramente o lugar intermédio do pódio até aos 13.8s que os separaram do terceiro posto de Godinho.

DIREITA3 acompanhou os desenvolvimentos da Rallyspirit, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.

Rampa da Falperra

A 43ª edição da Rampa Internacional da Falperra consagrou Christian Merli (Osella FA30 Judd LRM) e Hélder Silva (Osella PA 21/S) como vencedores, respetivamente, da 3ª prova do Europeu de Montanha (CER) e da 4ª jornada do Campeonato de Portugal de Montanha (CPM) JC Group, num fim de semana que juntou cerca de 150 mil de aficionados nesta competição emblemática do automobilismo lusitano e internacional.

A nível absoluto (Categoria 2) as expetativas não foram defraudadas, em termos competitivos, confirmando-se o anunciado duelo entre o campeão Christian Merli e o pretende ao título Geoffrey Schatz que teve em Braga o seu 3º capítulo da época, desta vez favorável ao campeão italiano, podendo-se dizer-se que Merli continua a ser o “rei da Falperra”. Schatz chegou a estar na frente, por 0.214s, após as duas primeiras subidas de prova, mas na 3ª deu um toque, enquanto o seu rival, com uma subida perfeita. Merli garantiu, deste modo, a sua 1ª vitória da época ao fim de três provas, algo que o deixou bastante satisfeito: “A temperatura estava baixa e arranquei tudo na última subida. Correu bem, mas não foi de todo fácil…”. O último lugar do pódio seria conquistado pelo belga Corentin Starck (Nova NP 01). Ainda no Europeu, mas na categoria 1 o checo Reto Meisel (Mercedes Benz SLK 340) dominou claramente (4s de diferença) face ao francês Nicolas Werver (Porsche 997 GT3R), sendo 3º o macedónio Igor Stefanovski (Ferrari 488 Challenge Evo).

No CPM, Hélder Silva (Osella PA 21/S), o campeão nacional absoluto, acabou por assegurar um triunfo tranquilo e com margem alargada (2.893) face a Hugo Araújo (Silver Car EF), até porque José Correia (Norma FC 20), seu habitual adversário direto, mesmo a “correr em casa”, esteve longe dos seus melhores dias e não foi além da 5ª posição final. O último lugar do pódio foi garantido por António Rodrigues (Silver Car EF 10). Na Rampa Regional, Sebastião Teixeira (Toyota Corolla T-Sport) foi o vencedor, na frente (1.059s) de Filipe Martins (Honda Civic) e de Hugo Oliveira (Honda Civic), este a 3.527s.

DIREITA3 acompanhou os desenvolvimentos da Rampa da Falperra, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.