2018
RallySpirit
A 4ª edição do RallySpirit Altronix contou novamente com cerca de 100 equipas e viaturas icónicas de outros tempos, tais como os míticos e saudosos Ford RS200, Delta Integrale, Ford Escort Cosworth, Renault 5 Turbo, Fiat 131 Abarth, Porsche 911 RSR, entre muitos outros que arrancaram inúmeros aplausos do imenso público presente ao longo das classificativas.
Na edição de 2018, a prova organizada pela Xikane e dirigida desportivamente pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, revelou-se um assinalável êxito, contando com a partida simbólica e o pódio na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia, passagem pelas míticas classificativas de Barcelos e disputa de duas Super Especiais. Quanto ao cabeça de cartaz, François Delecour foi o piloto convidado para tripular o Ford Sierra RS Cosworth 4×4 preparado pela equipa espanhola Past-Racing.
No capítulo desportivo, François Delecour sagrou-se vencedor na Categoria “Spirit”, enquanto Pablo Pazó levou o Talbot Sunbeam Lotus ao triunfo na Categoria “Históricos”. O DIREITA3 acompanhou os principais desenvolvimentos desta prova, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste evento.
Autoclássico & Motorshow
O Autoclássico & Motorshow, evento promovido pela Xikane e pela Eventos del Motor, regressou aos pavilhões da Exponor. A presença de milhares de adeptos do automobilismo e viatura icónicas de outros tempos em cada recanto da Exponor foi um dado garantido ao longo dos 3 dias do evento. Alguns clubes automóveis aproveitaram também a ocasião para efectuarem os seus encontros anuais, reunindo desta forma um variado lote de viaturas clássicas nos diversos pavilhões da Exponor.
No capítulo desportivo, Mário Barbosa conquistou a quarta vitória em quatro edições, levando o seu Citroen DS3 WRX à vitória no Motorshow. Para isso, bateu o piloto com pseudónimo “Multiclima”, em Mitsubishi Lancer, pela curta diferença de 1.860 segundos. João Novo Jr., um jovem de apenas 16 anos, fechou o pódio e mostrou todo o valor e potencial, ao volante de um Citroën idêntico ao do vencedor.
À semelhança das outras edições, o DIREITA3 marcou presença em mais uma edição do Autoclássico & Motorshow, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores registos fotográficos deste evento.
Racing Weekend – Braga
No final do mês de Maio, a Velocidade Nacional visitou o Circuito Vasco Sameiro para mais um Braga Racing Weekend. O programa incluiu a primeira jornada do Campeonato Nacional de Velocidade Turismo – TCR Portugal, reservados aos mais recentes TCR e Supercars. O Campeonato Nacional de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends Cup também brilharam no circuito minhoto, proporcionando muita animação em pista.
Armando Parente levou o Volkswagen Golf GTI TCR ao triunfo na primeira das duas corridas reservadas ao Campeonato Nacional de Velocidade Turismo. Já Pedro Salvador bateu o piloto da Sports&You, Rafael Lobato, na última corrida agendada para esta jornada. Bruno Pires (Datsun 1200) e Filipe Nogueira (Mini 1275 GT) somaram importantes vitórias no CNCC 1300. Já na Legends Cup, Pedro Alves levou o Citroen Saxo ao triunfo nas duas corridas do programa após um interessante duelo com António Barros. Por fim, João Macedo e Silva e Carlos Vieira repartiram as vitórias no CNVC, protagonizando uma das mais espectaculares batalhas ao longo do fim de semana.
O DIREITA3 marcou presença no Circuito Vasco Sameiro, acompanhando a par e passo o desenrolar de todas as provas que integraram esta jornada do Braga Racing Weekend.
Azores Airlines Rally
O Azores Airlines Rally deu o tiro de partida para a nova temporada do Campeonato Europeu de Ralis, contando com uma recheada lista de inscritos, troços cuja qualidade é sobejamente reconhecida e as dificuldades inerentes às constantes alterações climatéricas sempre presentes na “Ilha Verde”. Entre as principais competições em disputa, destaque para os mais variados campeonatos europeus: ERC, ERC2, ERC Júnior e ERC U28. Para além destes, a prova açoriana contou ainda com a presença do pelotão do Campeonato Nacional de Ralis e Campeonato Açoriano de Ralis.
No capítulo desportivo, Alexey Lukyanuk, Ricardo Moura e Bruno Magalhães disputaram a vitória ao longo de 3 intensos dias de prova. Dominando a prova com um ritmo endiabrado, o piloto russo escapou aos sustos e colocou o Ford Fiesta R5 no degrau mais alto do pódio. Ricardo Moura terminou a “sua” prova na 2ª posição, superando o vencedor da edição de 2017, Bruno Magalhães.
Relativamente às restantes competições em disputa, Ricardo Moura sagrou-se vencedor no Campeonato Nacional de Ralis, batendo Bruno Magalhães e Ricardo Teodósio, 2º e 3º classificados respectivamente. Com este resultado, o piloto açoriano reforça a sua liderança e dilata a sua vantagem pontual relativamente a Carlos Vieira. Nas 2RM, Diogo Gago foi o vencedor mas é Paulo Neto, 2º classificado, quem sai dos Açores na liderança do campeonato.
O DIREITA3 deslocou-se aos Açores para acompanhar os principais momentos do Azores Airlines Rally, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste evento.
Rali Serras de Fafe
O arranque da temporada desportiva de 2018 deu-se com mais uma edição do Rali Serras de Fafe, 1ª prova do Campeonato Nacional de Ralis. Organizada pela Demoporto, a prova delineada nas míticas classificativas de Fafe acolheu as principais equipas nacionais das 4RM e 2RM, bem como os participantes da Taça FPAK de Ralis e do Campeonato Regional Norte.
No capítulo desportivo, Ricardo Moura e Miguel Barbosa voaram baixinho durante o Rali Serras de Fafe. Só após a última classificativa, que terminou empatada, foi possível encontrar o vencedor. Ricardo Moura ganhou uma das mais renhidas provas de sempre dos ralis nacionais. Ao todo, houve seis trocas de líder da prova nos onze troços disputados, tendo a diferença final ficado num escassos 1.70 segundos.
Pedro Meireles arrecadaram o terceiro lugar do pódio, gerindo a fase final, já com José Pedro Fontes a “aproximar-se” do Skoda, fruto do ritmo que ia ganhando após o seu regresso à competição. Nas duas rodas motrizes Pedro Antunes dominou e terminou com uma vantagem de 1m31.60s sobre o principal adversário, Daniel Nunes. O pódio das duas rodas motrizes ficou completo com o piloto espanhol Elfren Llarena.
Após o final da prova, durante a conferência dos tempos, foi detectado uma falsa partida de Miguel Barbosa e Pedro Meireles na Fafe Street Stage, o que motivou uma penalização de dez segundos a cada um dos pilotos. Com este acréscimo de tempo, Miguel Barbosa terminou a 11.70 segundos de Ricardo Moura, mantendo a 2ª posição. Pedro Meireles perdeu o terceiro posto para José Pedro Fontes, tendo este terminado com 1.80 segundos de vantagem sobre o piloto do Skoda Fabia R5.
O DIREITA3 acompanhou o desenrolar do Rali Serras de Fafe, trazendo até aos seus leitores alguns dos melhores momentos deste evento.