2021
FIA Hill Climb Masters
O FIA Hill Climb Masters, evento organizado pelo Clube Automóvel do Minho, reuniu os melhores representantes da Montanha a nível europeu na icónica e desafiante Rampa da Falperra. No cômputo geral, Christian Merli rubricou o tempo mais rápido de todo o pelotão, a bordo do Osella FA30 Zytek, assegurando desta forma a medalha de ouro na Categoria 2.
Geoffrey Schatz, ao volante de um Nova NP01-2 Oreca, destacou-se durante os treinos livres, disputados no Sábado e marcou o registo mais rápido na 1ª subida de prova, suplantando Merli e o experiente Simone Faggioli, em Norma M20 FC Zytek. No entanto, Merli acabaria por ascender à 1ª posição na 2ª subida de prova, registando o melhor tempo de todas as subidas de prova. Schatz ainda melhorou o seu registo na derradeira subida de prova, vencendo a Categoria 4, sendo no entanto insuficiente para alcançar a 1ª posição na classificação geral. Por fim, Faggioli completou o Top-3 na Falperra.
Se Reto Meisel, no carismático Mercedes-Benz SLK 340, assegurou o triunfo na Categoria 3, Szymon Łukaszczyk levou o Mitsubishi Lancer EVO V rumo à vitória na Categoria 1. Olivia Cooper, em Force TA Suzuki, foi a melhor na competição reservada às senhoras e Luigi Fazzino, a bordo de um Osella PA2000 Peugeot, levou a melhor entre os pilotos Sub-25. Entre os pilotos portugueses, Pedro Salvador foi o piloto mais rápido no Silver Car CS Suzuki. Na Taça das Nações, a Franca assegurou o triunfo, batendo a Eslováquia e a Bélgica. Já Portugal terminou na 8ª posição.
O DIREITA3 acompanhou os principais momentos do FIA Hill Climb Masters, trazendo até aos seus leitores algumas das melhores imagens deste evento.