ŠKODA substitui Hanninen para 2013
As posições para o próximo Campeonato Mundial de Ralis começam a ficar definidas, depois da ŠKODA ter apresentado o seu projecto e os seus pilotos para 2013. A marca checa conta com uma nova cara, Esapeka Lappi, substituirá Juho Hanninen no seio da ŠKODA Motorsport. Além de Lappi, a ŠKODA irá manter Jan Kopecky, um dos seus valores comprovados. Os Fabia S2000 oficiais irão marcar presença em determinadas provas do WRC2, bem como no renovado Campeonato Europeu de Ralis.
2013 será um ano de transição para a ŠKODA, uma vez que em paralelo com o seu programa desportivo no WRC2 e no ERC, irá desenvolver a sua nova viatura que estará de acordo com os mais recentes regulamentos apresentados pela FIA, em particular o agrupamento R5. Desta forma, a participação a “tempo parcial” da marca checa justifica-se quer pela necessidade de manter os seus pilotos e a sua estrutura no activo, bem como por eventuais avaliações da competitividade da nova montada relativamente aos actuais Fabia S2000.
Juho Hanninen, a principal referência da ŠKODA Motorsport nos últimos anos (onde conquistou os títulos do IRC em 2010, SWRC em 2011 e ERC em 2012), foi uma das baixas da marca checa para 2013. Segundo as últimas notícias veiculadas pela televisão finlandesa MTV3, Hanninen irá rumar ao WRC, montando um projecto privado com um Ford Fiesta RS WRC preparado pela M-Sport. Uma eventual participação do piloto checo na equipa Qatar M-Sport WRT também poderá ser uma hipótese em cima da mesa…Segundo as informações disponíveis, Hanninen irá marcar presença no Rali de Monte-Carlo e no Rali da Suécia, não se sabendo mais nenhum detalhe sobre os restantes eventos em que poderá competir.