Thierry Neuville vence na Córsega!
12 Abril 2017 - José Soares da Costa

Thierry Neuville

O regresso da Volta à Córsega ao Campeonato do Mundo de Ralis reuniu todos os ingredientes necessários para colar os espectadores aos ecrãs: emoção, adrenalina e imprevisibilidade. A Citroen demonstrou estar à altura dos acontecimentos após a vitória no México, mas seria o motor francês a impedir uma nova vitória do britânico Kris Meeke. Entre problemas hidráulicos e dificuldades nas afinações do Ford Fiesta WRC, Sébastien Ogier não teve vida fácil na “sua” prova. Seria Thierry Neuville quem acabaria por beneficiar dos azares alheios, efectuando uma prova sem falhas onde demonstrou o potencial do Hyundai i20 WRC e rubricou a sua primeira vitória desta temporada.

Após o dramático triunfo conseguido no Rali do México, a Citroen prosseguiu com as boas exibições na Volta à Córsega. Durante a 1ª etapa, Kris Meeke impôs-se a Sébastien Ogier durante a secção matinal e assumiu a liderança após a vitória em dois troços, conquistando desta forma 8.9 segundos de vantagem sobre o piloto da M-Sport. Nas restantes classificativas deste 1º dia de prova, o Meeke dilatou a vantagem até aos 10.3 segundos. Enquanto isso, Thierry Neuville era o melhor entre os Hyundai i20 WRC, colocando-se na 3ª posição da classificação geral, a 28.8 segundos de distância. A falta de ritmo da viatura coreana era o principal motivo de preocupação do piloto belga, que não conseguia explicar o tempo perdido para os líderes da prova. Juho Hanninen foi a primeira baixa entre os WRC, após um toque numa ponte e um principio de incêndio no Toyota Yaris WRC.

Na 2ª etapa, Thierry Neuville esteve em destaque ao recuperar terreno face a Kris Meeke, ultrapassando também Sébastien Ogier. Com o abandono de Kris Meeke no final da 2ª classificativa do dia, devido a problemas de motor no Citroen C3 WRC, o piloto belga assumiu a liderança da prova e dilatou a vantagem sobre Ogier até 38.9 segundos. Problemas hidráulicos no Ford Fiesta WRC do Campeão do Mundo atrasaram-no consideravelmente, deixando Neuville numa posição bastante confortável para a derradeira etapa. Outro piloto beneficiado com este abandono foi Dani Sordo, promovido ao degrau mais baixo do pódio mas a uns distantes 57.7 segundos do seu colega de equipa. Jari-Matti Latvala, o único sobrevivente entre os Toyota, era neste momento o 4º classificado enquanto que na Citroen, Craig Breen era o melhor representante na 5ª posição.

No último dia de prova, Thierry Neuville esteve irrepreensível e não cometeu qualquer erro. Desta forma, conquistou a primeira vitória de 2017, um resultado que se vislumbrava após o ritmo demonstrado em Monte Carlo e na Suécia. Sébastien Ogier não se livrou de um susto durante a manhã: o Fiesta demonstrou um comportamento errático, levando à troca da centralina. Com o tempo perdido devido a este problema, Ogier desceu até à 3ª posição. O ataque do piloto francês nas derradeiras classificativas permitiu a recuperação da 2ª posição a Dani Sordo, limitando os danos na luta pelo título. Jari-Matti Latvala confirmou a 4ª posição, demonstrando a necessidade de desenvolvimento do Toyota Yaris WRC para os ralis de asfalto. Atrás do piloto finlandês terminou Craig Breen, o melhor entre os Citroen. Relativamente ao WRC2, Andreas Mikkelsen voltou a demonstrar a sua classe ao somar mais um triunfo ao volante do Skoda Fabia R5.