Sébastien Ogier triunfa em Monte Carlo
30 Janeiro 2018 - José Soares da Costa

Sébastien Ogier entrou com o pé direito na temporada de 2018 do Campeonato do Mundo de Ralis. Triunfando pela 5ª vez consecutiva no Rali de Monte Carlo, o actual Campeão do Mundo não teve vida fácil nas sinuosas classificativas da mítica prova monegasca. Ott Tanak, 2º classificado, foi a sua principal oposição, estreando-se da melhor forma ao volante do Toyota Yaris WRC. O seu colega de equipa, Jari-Matti Latvala, encerrou o pódio.

Após uma temporada de 2017 onde alcançou o 5º título mundial, Sébastien Ogier voltou a colocar-se na melhor situação possível ao triunfar no Rali de Monte Carlo, 1ª prova do calendário de 2018. Ocupando a liderança desde a 1ª classificativa do rali e enfrentando alguns percalços pelo caminho (um pião na 1ª etapa e uma saída de estrada na 2ª etapa), Ogier geriu eficazmente a vantagem relativamente aos seus adversários directos.

Na sua estreia com as cores da Toyota, Ott Tanak foi a principal oposição de Ogier ao longo de todo o rali, chegando a rubricar tempos mais rápidos do que o piloto francês. Não sendo imune às armadilhas que o gelo escondia nas estradas monegascas, o piloto estónio acabou por optar por uma toada defensiva no último dia de prova, garantindo os pontos relativos à 2ª posição.

Jari-Matti Latvala completou o pódio em Monte Carlo, protagonizando um interessante duelo com o seu colega de equipa Esapekka Lappi. Um furo encerrou esta disputa, entregando definitivamente a terceira posição ao veterano piloto finlandês. Esapekka Lappi viria a descer ainda mais na tabela classificativa, terminando apenas na 7ª posição, imediatamente atrás do Ford Fiesta WRC de Elfyn Evans.

Quanto à Citroen, apenas o triunfo de Kris Meeke no Power Stage atenuou a desilusão nas hostes francesas. A 4ª posição do piloto britânico e o 9º lugar de Craig Breen foram os melhores resultados possíveis. A Hyundai também não teve a sorte do seu lado: Thierry Neuville perdeu 4 minutos na 1ª classificativa do rali, Andreas Mikkelsen sofreu um problema do alternador na 2ª etapa e Dani Sordo teve uma saída de estrada na 3ª etapa. Neuville terminou na 5ª posição, enquanto Mikkelsen foi apenas o 13º classificado. No WRC2, Jan Kopecky levou a Skoda Fabia R5 ao primeiro triunfo da temporada.