Alpine apresenta A480 Gibson para WEC
17 Março 2021 - José Soares da Costa

A Alpine desvendou o seu A480 Gibson LMP1, com o qual irá competir na classe Hypercar do Campeonato do Mundo de Endurance. Adquirido à extinta Rebellion Racing, o novo Alpine A480 Gibson não recorre a qualquer sistema híbrido e irá competir lado-a-lado com os novíssimos Toyota GR010 e o Glickenhaus 007.

O LMP1 da Alpine, desenvolvido pela ORECA, contará com o motor V8 Gibson com 4.5 litros, acoplado a uma caixa de 6 velocidades da Xtrac. Mantendo a mesma configuração utilizada pela Rebellion ao longo das duas últimas temporadas, o desempenho do A480 será alvo de ajustes de modo a equipará-lo aos novos Hypercars. Dado tratar-se de uma temporada de transição no Campeonato do Mundo de Endurance, a utilização de um protótipo da extinta categoria LMP1 será apenas permitida em 2021.

2021 será a primeira temporada onde a Alpine irá competir no categoria de topo do Campeonato do Mundo de Endurance. Para tal, irá contar com a colaboração da Signatech, marcada pelos inúmeros êxitos na categoria LMP2 ao longo de 8 anos. No que concerne o line-up da equipa francesa, Nicolas Lapierre, André Negrão e Matthie Vaxiviere foram os pilotos escolhidos para encabeçar este programa desportivo. De recordar que a última vitória à geral da Alpine nas 24 Horas de Le Mans data de 1978, com o Renault-Alpine A442B partilhado por Didier Pironi e Jean-Pierre Jaussaud.