Cadillac confirma regresso a Le Mans
Após diversos meses repletos de incertezas, a Cadillac finalmente anunciou o desenvolvimento de um novo Sport-Protótipo para a categoria LMDh, com estreia marcada para Janeiro de 2023. Com o regresso às 24 Horas de Le Mans a ser o principal objectivo da marca norte-americana, a Cadillac recorrerá aos préstimos da Chip Ganassi Racing e Action Express Racing para colocar o seu programa desportivo no terreno.
O novo LMDh-V.R representará a 4ª geração da já famosa V-Series da Cadillac, dedicada inteiramente à competição automóvel. A nova coqueluche norte-americana será desenvolvida de acordo com os novos regulamentos LMDh, adoptados quer pelo IMSA, quer pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO). Para tal, o LMDh-V.R contará com um sistema híbrido e chassis padronizados, complementados por uma carroçaria alusiva aos modelos de estrada da Cadillac e um motor a combustão desenvolvido especificamente para este modelo. Tal como se verificou com o DPi-V.R., a General Motors voltará a contar com os préstimos da Dallara para o desenvolvimento do novo Cadillac, em parceira com a GM Design.
O arranque deste programa desportivo encontra-se agendado para as 24 Horas de Daytona de 2023. Para além deste evento, a Cadillac contará também com um programa duplo no FIA WEC e IMSA WeatherTech Sportscar Championship. A marca norte-americana torna-se assim na mais novidade na categoria LMDh, que conta já com o apoio da Audi, Porsche, BMW e Acura. De recordar que a última participação da Cadillac nas 24 Horas de Le Mans deu-se em 2002, por intermédio dos Northstar LMP02, cujos fracos resultados ditaram o fim deste programa desportivo.