A última dança da F1 em 2022
Com o encerramento da temporada de 2022 da Fórmula 1 no traçado de Yas Marina, em Abu Dhabi, permanecem as dúvidas quanto ao que nos trará 2023. Assistiremos a novo domínio de Max Verstappen? Ou teremos uma intensa batalha pelos títulos mundiais, repartida por múltiplas equipas? As novas combinações piloto/equipa, equipadas com pneus Pirelli para 2023, já rodaram em pista…
O Grande Prémio de Abu Dhabi encerrou o capítulo 2022 na já longa história da Fórmula 1. Max Verstappen, pole position para a derradeira prova do ano, rumou para um triunfo sem qualquer discussão em Yas Marina. Atrás de si, Charles Leclerc e Sérgio Pérez degladiaram-se na luta pelo vice-campeonato. A “vitória” acabaria por recair sobre o piloto da Ferrari, cuja estratégia de apenas uma paragem foi suficiente para bater as duas paragens da Red Bull. Apesar da maior velocidade durante a fase final da prova, Perez viu-se prejudicada pelos pilotos retardatários (com Pierre Gasly a ser maior “incómodo” para o piloto mexicano), tendo o tempo perdido nestes instantes sido crucial na discussão do vice-campeonato.
Com o trio da frente decidido, Lewis Hamilton encaminhava-se para um 4º lugar. O arranque da prova, marcado pela disputa com Carlos Sainz e o vôo do Mercedes W13 sobre os correctores, foi atribulado. Mas acabaria por ser um problema mecânico a ditar o abandono do piloto britânico: uma falha no sistema hidráulico, a duas voltas do fim, foi o perfeito resumo de uma temporada complicada, onde Hamilton nunca esteve em condições de disputar o título mundial. Sainz acabaria por herdar a 4ª posição, terminando imediatamente à frente de George Russell e Lando Norris. Esteban Ocon, Lance Stroll, Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel encerraram o Top-10, tendo o piloto alemão pontuado na sua derradeira prova na Fórmula 1.
Após a disputa do Grande Prémio, Yas Marina acolheu os tradicionais testes de preparação para 2023, onde os jovens pilotos também marcaram presença. Carlos Sainz liderou o dia de testes, batendo os seus companheiros Charles Leclerc e Robert Shwartzman no Top-3. Pierre Gasly, que se estreava ao volante de um Alpine, registou o 4º tempo mais rápido, imediatamente à frente do registo de Max Verstappen, Alex Albon e do estreante Logan Sargeant. Nick de Vries, Lance Stroll e Liam Lawson completaram o Top-10. Destaque ainda para a estreia de Oscar Piastri (protagonista da “silly season” de 2022), Fernando Alonso e Nico Hulkenberg, nas suas novas montadas (McLaren, Aston Martin e Haas, respectivamente).