Ott Tänak de saída da Hyundai Motorsport
25 Outubro 2022 - José Soares da Costa

Após uma temporada marcada pela polémica, Ott Tänak decidiu encerrar a actual ligação com Hyundai Motorsport após o término da presente temporada. O descontentamento do piloto estónio com a gestão interna da equipa, periclitante após a saída de Andrea Adamo, era já conhecido. No entanto, o apoio dado a Thierry Neuville na luta pelo triunfo na Acrópole terá sido a “gota de água” para Tänak.

No arranque da sua terceira temporada, Tänak encontrava-se numa posição fragilizada: para além de um i20 Rally1 que obrigava a um estilo de pilotagem “in extremis” para (tentar) acompanhar os seus rivais directos, a Hyundai encontrava-se sem rumo após a saída repentina de Andrea Adamo da liderança da estrutura sul coreana. Julien Moncet foi chamada para sua substituição temporária, situação que se mantém até ao presente dia.

No entanto, se Christian Loriaux foi capaz de reverter a tendência inicial negativa, devolvendo a tão necessária (e inconsistente) competitividade ao Hyundai i20 Rally1, o mesmo não se verificava no “topo da cadeia alimentar”.  Sem que Moncet se tenha revelado um líder à altura, Thierry Neuville foi ganhando paulatinamente terreno dentro da equipa sul coreana. Tais interferências no seio da equipa viriam a ser desvendadas por Tänak, ao longo das diversas entrevistas efectuadas pela comunicação social durante a corrente temporada.

No entanto, tudo acabaria por “transbordar” no decorrer do Rali da Acrópole: num momento em que apenas Tänak encontrava-se em posição de discutir o título mundial, a Hyundai optou por entregar o triunfo a Neuville e, consequentemente, perder pontos valiosos. A decisão, emitida directamente da Coreia do Sul, era bastante clara: para a Hyundai, Tänak seria sempre uma segunda opção.

O Rali de Espanha, prova onde mais uma vez o desempenho do i20 Rally1 não esteve há altura dos seus rivais directos, foi palco de um anúncio há muito esperado: Tänak está de saída no final desta temporada, sendo um agente livre para a temporada de 2023. O Rali do Japão será a última prova ao volante de um Hyundai oficial, equipa com a qual conquistou 5 triunfos em 3 temporadas. Qual será o seu destino: M-Sport? Toyota Gazoo Racing? Ou a sua própria estrutura, a Red Grey?